Prá-mercado

Café com BPM: bolsas avançam em dia de feriado nos EUA

As bolsas globais apresentam desempenhos positivos, com feriado nos EUA e repercussão de decisões judiciais da corte norte-americana

Ibovespa / Foto: Freepik
Ibovespa / Foto: Freepik

As bolsas globais operam em território positivo na manhã desta segunda-feira (1º). O movimento ocorre com os mercados à vista de ações e títulos dos EUA fechados devido ao feriado do Labor Day (Dia do Trabalho), o que tende a reduzir a liquidez nas negociações no início da semana.

O destaque da semana será a divulgação do payroll de agosto, na sexta-feira (5). O relatório, que mede a criação de vagas e a taxa de desemprego, é decisivo para dar o tom das expectativas sobre os próximos passos da política monetária do Fed (Federal Reserve). 

A agenda começa a esquentar já na quarta-feira (3), com o relatório JOLTS de vagas em aberto e o Livro Bege do Fed, que traz um panorama da atividade econômica regional. Na quinta-feira (4), serão divulgados os números de emprego do setor privado (ADP), os pedidos semanais de auxílio-desemprego e a balança comercial americana.

EUA

Nos EUA, os investidores repercutem a decisão de um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos que considerou ilegais a maioria das “tarifas recíprocas” impostas pelo presidente Donald Trump. 

O Tribunal de Apelações concluiu que Trump havia extrapolado sua autoridade ao aplicar impostos a quase todos os países do mundo como parte do chamado “dia da libertação”, anunciado em 2 de abril.

Cotação de índices futuros:

Dow Jones Futuro: +0,06%

S&P 500 Futuro: +0,08%

Nasdaq Futuro: +0,06% 

Bolsas da Ásia 

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única, com as fabricantes de chips em queda após os EUA retirarem as isenções que permitiam que a Samsung Electronics Co. e a SK Hynix Inc. utilizassem tecnologia americana na China.

Shanghai SE (China), +0,46%

Nikkei (Japão): -1,24%

Hang Seng Index (Hong Kong): +2,15%

Nifty 50 (Índia): +0,69%

ASX 200 (Austrália): -0,51%

Europa 

As bolsas europeias operam em alta nesta segunda-feira, recuperando-se após a liquidação de ações de tecnologia e estabelecendo um tom mais estável no início de um mês historicamente fraco para as bolsas.

STOXX 600: +0,34%

DAX (Alemanha): +0,46%

FTSE 100 (Reino Unido): +0,27%

CAC 40 (França): +0,32%

FTSE MIB (Itália): +0,65% 

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta sexta-feira (29) com alta de 0,28%, aos 141.422,26 pontos. No mês, o Ibovespa avançou 6,28%. O dólar comercial americano sobe 0,29% e está cotada a R$ 5,422. 

O mercado financeiro ficou de radar ligado após o presidente Lulaacionar a Lei de Reciprocidade contra os EUA, enquanto observam os números da inflação norte-americana dentro do esperado e com expectativa de corte de juros em setembro. 

Marcelo Bolzan, MBA em Economia, planejador financeiro e sócio da The Hill Capital analisou os destaques que marcaram o pregão desta sexta-feira (29). “Não vimos nenhuma novidade com o PCE divulgado nesta manhã. Isso consolida a minha expectativa de que o FED iniciará o processo de corte de juros nos EUA agora em setembro em ritmo de 0,25 p.p.”, disse o especialista.

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 04h55 – Alemanha: Leitura final do PMI/S&P Global industrial de agosto
▪️ 05h00 – Zona do euro: Leitura final do PMI/S&P Global industrial de agosto
▪️ 05h30 – Reino Unido: Leitura final do PMI/S&P Global industrial de agosto
▪️ 06h00 – Zona do euro: Taxa de desemprego de julho
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S de agosto
▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus semanal

Eventos
▪️ 14h30 – Alemanha: Presidente do BCE, Christine Lagarde, fala em conferência
▪️ EUA: Mercados fecham para feriado do Dia do Trabalho