Pré-mercado

Café com BPM: bolsas avançam em meio a ações de Trump sobre o Fed 

Trump nomeou Stephen Miran para o Conselho de Governadores da autarquia, apesar da confirmação precisar passar pelo Senado

Foto: Ibovespa/CanvaPro
Foto: Ibovespa/CanvaPro

As bolsas globais operam em território positivo na manhã desta sexta-feira (8), com Wall Street recuperando-se das perdas do dia anterior, com investidores de olho nas ações do presidente Donald Trump em relação ao Fed (Federal Reserve). Trump nomeou Stephen Miran para o Conselho de Governadores da autarquia, apesar da confirmação precisar passar pelo Senado. Miran cumprirá o mandato de Adriana Kugler, que encerra em janeiro. 

Além disso, há rumores, divulgados pela Bloomberg, de que Christopher Waller, atual governador do Fed, é um forte candidato para substituir Jerome Powell como presidente do banco central.

EUA

As tarifas “recíprocas” de Trump entraram em vigor à meia-noite de quinta-feira (7), com algumas das taxas mais altas incluindo a de 41% da Síria e a taxa de 40% imposta ao Laos e Mianmar.

Na véspera, no radar corporativo, após o fechamento do mercado, as ações do Pinterest caiu devido a uma queda no lucro, ao passo que o Block saltou após relatar uma orientação otimista.

Dow Jones Futuro: +0,16%

S&P 500 Futuro: +0,22%

Nasdaq Futuro: +0,26% 

Bolsas asiáticas 

As bolsas asiáticas fecharam de forma mista nesta sexta-feira, após dois dos três principais índices de Wall Street devolverem ganhos e encerrarem em queda.

Shanghai SE (China), -0,12%

Nikkei (Japão): +1,85%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,89%

Nifty 50 (Índia): -0,68%

ASX 200 (Austrália): -0,28%

Europa

As bolsas europeias registram altas nesta manhã após o Kremlin confirmar que o presidente russo, Vladimir Putin, se encontrará com o presidente americano, Donald Trump, nos próximos dias, elevando as expectativas de um fim diplomático para a guerra na Ucrânia.

STOXX 600: +0,20%

DAX (Alemanha): -0,26%

FTSE 100 (Reino Unido): +0,05%

CAC 40 (França): +0,23%

FTSE MIB (Itália): +0,65% 

Ibovespa: relembre a véspera 

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta quinta-feira (7) com alta de 1,48%, aos 136.527,61 pontos. O dólar comercial desceu 0,74%, a R$ 5,42. 

A sessão de hoje teve os balanços trimestrais como protagonista. Os destaques da tarde estão para Suzano (SUZB3) e Eletrobras (ELET3;ELET6).

Eletrobras (ELET3;ELET6) registrou lucro líquido ajustado de R$ 1,47 bilhão no segundo trimestre de 2025. O valor representa alta de 43,3% em relação ao mesmo período de 2024. A empresa atribuiu esse desempenho ao crescimento da comercialização de energia e à maior eficiência operacional.

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 08h00 – FGV: IPC-S da 1ª quadrissemana de agosto

▪️ 09h00 – IBGE: Pesquisa Industrial Mensal Regional de junho

▪️ 14h00 – EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em operação

▪️ 22h30 – China/NBS: CPI e PPI de julho

Eventos

▪️ 09h00 – Diogo Guillen (BC), Guilherme Mello (Fazenda) e ministras Simone Tebet e Gleisi Hoffmann participam de evento organizado pelo Jota

▪️ 11h20 – EUA: Alberto Musalem (Fed/St. Louis) participa de evento sobre crédito bancário

▪️ 11h15 – Teleconferência da Petrobras sobre balanço do 2TRI

Balanços

▪️ Brasil/após o fechamento: M.Dias Branco