Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta terça-feira (19), com os investidores no aguardo de mais falas do Fed (Federal Reserve). Um dos membros que irá discursos será Jeffrey Schmid, presidente do Fed de Kansas City.
As expectativas em torno das falas dos chamados Fed Boys estão lá em cima, diante da perspectiva de flexibilização, que voltou a se destacar como a principal preocupação do mercado. A ausência dos anúncios das escolhas de Donald Trump para os cargos no Tesouro e no comércio potencializa isso.
Além disso, a atuação de Jerome Powell à frente do Fed tem gerado avaliações divergentes entre analistas e especialistas em mercado financeiro. A falta de alinhamento entre os discursos dos membros do Fomc (Comitê de Política Monetária) também deixou um gosto amargo no mercado.
Além disso, nos EUA, investidores estarão atentos aos resultados da gigante do varejo Walmart, previstos para esta terça-feira (19), e da Nvidia, que serão divulgados na quarta-feira (20).
No Brasil, os destaques serão as falas do presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto. Ele dará palestra e receberá homenagem em evento promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio de sua Agência de Notícias DC News, em São Paulo.
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concederá entrevista coletiva à imprensa às 14h30 (horário de Brasília). A questão fiscal deve ser trazida à tona, diante da demora do governo em anunciar os cortes de gastos.
EUA
- Dow Jones Futuro: -0,12%
- S&P 500 Futuro: -0,15%
- Nasdaq Futuro: -0,19%
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta generalizada, enquanto os investidores analisavam o discurso dos formuladores de políticas financeiras chinesas em uma cúpula de investimentos em Hong Kong.
O vice-primeiro-ministro chinês He Lifeng disse que a China apoiará a inovação e a reforma financeira de Hong Kong, aumentando a “competitividade financeira” da cidade. Ele reiterou o compromisso de Pequim de “explorar e implementar” medidas destinadas a construir Hong Kong como um “centro financeiro internacional”.
- Shanghai SE (China), +0,67%
- Nikkei (Japão): +0,51%
- Hang Seng Index (Hong Kong): +0,44%
- Kospi (Coreia do Sul): +0,12%
- ASX 200 (Austrália): +0,89%
Europa
Os mercados europeus operam em baixa, com os investidores atentos às divulgações de dados e relatórios de lucros.
Os lucros da Imperial Brands e Thyssenkrupp foram divulgados antes da abertura dos mercados, enquanto investidores aguardam os dados de inflação da zona do euro para outubro.
- FTSE 100 (Reino Unido): +0,21%
- DAX (Alemanha): -0,36%
- CAC 40 (França): -0,21%
- FTSE MIB (Itália): -0,65%
- STOXX 600: -0,03%