Os mercados da Europa apresentam recuperação no início do pregão desta segunda-feira (20) apesar das perdas recordes registradas na última semana.
Em meio a indicadores econômicos negativos na Alemanha e no Reino Unido, principais economias da região, o continente começa a semana com bons resultados mesmo sem a referência das bolsas dos EUA, que não operam devido ao feriado local de Juneteenth.
Enquanto isso, na Ásia, o sentimento de temor volta a refletir em perdas nos principais mercados da região.
Apesar da decisão do Banco Chinês de não alterar a taxa de juros para empréstimos de curto a longo prazos e das medidas de apoio econômico anunciadas pelo governo japonês, a elevação da taxa básica de juros nos EUA em 0,75 pontos-percentuais segue ditando o sentimento dos investidores.
No cenário nacional, as discussões ocasionadas pelo preço dos combustíveis estão longe de terminar.
O Ministério de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, já tem quase pronto um projeto de lei propondo a privatização da Petrobras, em moldes que lembram a capitalização recém-concluída da Eletrobras (ELET6), afirmou o colunista Lauro Jardim, do “Globo”.
De acordo com Jardim, Sachsida aguarda somente um momento político favorável, além da aprovação do presidente Jair Bolsonaro, para enviá-lo ao Congresso.
Além disso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), voltou a fazer críticas à Petrobras (PETR4) sobre os preços praticados nos combustíveis.
Desta vez, Lira afirmou em suas redes sociais que se “a Petrobras decidir enfrentar o Brasil, ela que se prepare: o Brasil vai enfrentar a Petrobras”.
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 2,84% na última sexta-feira (17).
Os mercados dos EUA não operam nesta segunda-feira (20) devido ao feriado local de Juneteenth.
Bolsas Asiáticas
Os mercados da Ásia registraram perdas no fechamento do pregão desta segunda (20).
Diferente do ocorrido no mercado norte-americano, o BC (Banco Chinês) confirmou que não realizará alterações nas taxas de juros para empréstimos de curto e longo prazos.
Agora, a expectativa dos especialistas é de que os juros sejam cortados nos próximos meses, após uma recuperação mais densa causada pelos fechamentos e medidas restritivas na região em combate à Covid-19.
Além disso, o continente asiático também digere a alteração da taxa de juros realizada nos EUA, que resultou na maior elevação desde 1994.
Segue o fechamento das bolsas asiáticas:
-Nikkei (Japão), -0,74%
-Kospi (Coreia do Sul), -2,04%
-Taiex (Taiwan), -1,75%
-Xangai SE (China), -0,04%
Bolsas Europeias
Já na Europa, as bolsas apresentam recuperação após uma semana com recordes de perdas.
Ainda analisando os desdobramentos da economia norte-americana, o mercado europeu também digere a alteração na taxa de juros realizada na Suíça e no Reino Unido na última semana.
Acompanhadas do temor no mercado internacional, os acionistas também observam a publicação dos dados inflacionários na Alemanha.
O PPI (Inflação ao Produtor) chegou à marca histórica de 33,6% no mês de maio. Além disso, o CPI (Inflação ao Consumidor) da zona do euro também atingiu patamar recorde, o que intensifica a preocupação dos investidores.
A fim de indicar novos rumos para a economia da região, a presidente do BCE, Christine Lagarde, discursa em alguns eventos nesta segunda (20).
-DAX (Alemanha), +0,30%
-CAC 40 (França), +0,14%
-FTSE MIB (Itália), +0,52%
-FTSE 100 (Reino Unido), +1,03%
Notícias Corporativas
Nove dos dez integrantes do Conselho de Administração da Eletrobras (ELET3;ELET6) apresentaram uma carta de renúncia no último sábado (18). A empresa, agora privatizada, passou recentemente por um processo de capitalização.
Os nove permanecerão nos cargos até a posse dos novos conselheiros, que deverão ser eleitos em Assembleia Geral Extraordinária. A companhia ainda não informou quando a reunião será realizada.
Por sua vez, a Petrobras (PETR4) informou que José João Abdalla Filho e Marcelo Gasparino da Silva foram indicados pelos acionistas minoritários para compor o Conselho de Administração da petroleira.
Agenda
A semana começa com a divulgação de alguns indicadores econômicos no Brasil, como o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor-Semanal) e o IGP-M (Índice de Preços Geral – Mercado), ambos do mês de junho deste ano.
Enquanto isso, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de evento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Lá fora, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, discursa no Comitê de Questões Econômicas e Monetárias do Parlamento Europeu, a fim de dar novas indicações sobre a taxa básica de juros na região.