
As bolsas globais operam sem direção definida na manhã desta quinta-feira (4), com investidores à espera do relatório de folha de pagamento do setor privado da ADP.
Economistas ouvidos pela Reuters projetam a criação de 65 mil vagas em agosto, abaixo das 104 mil registradas no mês anterior.
O dado vem após a pesquisa JOLTS, divulgada na quarta-feira (3) pelo Departamento do Trabalho, mostrar queda de 176 mil nas vagas em aberto no fim de julho, para 7,181 milhões, sinal de arrefecimento da demanda por mão de obra.
Uma pesquisa da Reuters com economistas projeta que o relatório de emprego (payroll), a ser divulgado na sexta-feira (5), deve mostrar criação de 75.000 empregos fora do setor agrícola em agosto, depois de 3.000 em julho. A previsão é de que a taxa de desemprego suba de 4,2% em julho para 4,3%.
EUA
Nos EUA, os custos de financiamento de longo prazo sob pressão em várias economias. Na quarta-feira, o rendimento dos Treasuries de 30 anos superou a marca de 5% pela primeira vez desde julho. O movimento ocorre na sequência da decisão de um tribunal que considerou I legas a maioria das tarifas impostas pelo governo de Donald Trump.
Cotação de índices futuros:
Dow Jones Futuro: -0,04%
S&P 500 Futuro: +0,17%
Nasdaq Futuro: +0,25%
Bolsas da Ásia
As bolsas asiática fecharam com alta em sua maioria, acompanhando a recuperação das ações de tecnologia em Wall Street na sessão anterior.
Shanghai SE (China), -1,25%
Nikkei (Japão): +1,53%
Hang Seng Index (Hong Kong): -1,12%
Nifty 50 (Índia): +0,27%
ASX 200 (Austrália): +1,00%
Europa
As bolsas europeias operam em leve alta, em meio à cautela dos investidores com o futuro das tarifas comerciais impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
STOXX 600: +0,23%
DAX (Alemanha): +0,37%
FTSE 100 (Reino Unido): +0,04%
CAC 40 (França): -0,41%
FTSE MIB (Itália): +0,16%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta quarta-feira (3) com queda de 0,34%, aos 139.863,63 pontos. O dólar comercial caiu 0,40%, cotado a R$ 5,452.
O mercado manteve-se atento a mais um dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a trama golpista; e nos EUA, com a ida do presidente americano, Donald Trump à Suprema Corte para discutir o tarifaço.
Marcelo Bolzan, planejador financeiro e sócio da The Hill Capital, afirmou que é de extrema relevância acompanhar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro para a chegada de possíveis anúncios de novas sanções de Donald Trump.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 06h00 – Zona do euro/Eurostat: vendas no varejo de julho
▪️ 09h15 – EUA/ADP: relatório sobre criação de empregos no setor privado de agosto
▪️ 09h30 – EUA/Dept° Trabalho: custo unitário de mão de obra final do 2TRI e pedidos de auxílio-desemprego da semana até 30/8
▪️ 09h30 – EUA/Deptº do Comércio: balança comercial de julho
▪️ 10h45 – EUA/S&P Global: PMI composto final de agosto
▪️ 11h00 – EUA/ISM: PMI de serviços de agosto
▪️ 13h00 – EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 29/8
▪️ 15h00 – MDIC: Balança comercial de agosto
Eventos
▪️ 13h05 – EUA: John Williams (Fed/NY) discursa em evento
▪️ 20h00 – EUA: Austan Goolsbee (Fed/Chicago) participa de bate-papo informal