
A bolsas globais operam sem direção definida na manhã desta sexta-feira (24), com investidores aguardando a divulgação do CPI (índice de preços ao consumidor) de setembro. O dado foi adiado pela paralisação parcial do governo norte-americano.
A inflação medida pelo CPI, originalmente prevista para 15 de outubro, será o último dado relevante antes da reunião do Fed (Federal Reserve) na próxima semana. Apesar da ausência de dados, os mercados guardam que a autarquia reduza as taxas de juros em mais 0,25 ponto percentual.
EUA
No fter-market, as ações da Intel (ITLC34) avançaram 7% apó a fabricante de chips superar as projeções de analistas. As ações da Target subiram ligeiramente após a varejista anunciar que cortaria sua força de trabalho em 8%.
Cotação de índices futuros:
Dow Jones Futuro: +0,02%
S&P 500 Futuro: +0,18%
Nasdaq Futuro: +0,36%
Bolsas da Ásia
A maior parte das bolsas asiáticas fecharam em alta, após o anúncio de que o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, devem se reunir na próxima semana.
A secretária de imprensa dos EUA, Karoline Leavitt, afirmou que Trump partirá para a Malásia nesta sexta-feira e na sequência viajará para o Japão e a Coreia do Sul, para encontrar-se com Xi na próxima quinta-feira, após discursar na Cúpula de CEOs de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico.
Shanghai SE (China), +0,71%
Nikkei (Japão): +1,35%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,74%
Nifty 50 (Índia): -0,61%
ASX 200 (Austrália): -0,15%
Europa
As bolsas europeias operam em baixa, me sua maioria, refletindo a divulgação de balanços corporativos, bem como uma séria de indicadores econômicos, incluindo as vendas no varejo do Reino Unido em setembro.
STOXX 600: -0,14%
DAX (Alemanha): -0,21%
FTSE 100 (Reino Unido): -0,01%
CAC 40 (França): -0,42%
FTSE MIB (Itália): -0,25%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa fechou a sessão desta quinta-feira (23) com alta de 0,60%, aos 145.735 pontos, impulsionado pela disparada do preço do barril de petróleo no exterior, com isso as ações da Petrobras – um dos pesos-pesados do índice da B3 – e pares se destacam com fortes altas no pregão. A questão fiscal em torno do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) ganhou destaque para os agentes do mercado.
Os ganhos do petróleo Brent atingiram os 5,10% e os do WTI subiram 5,30%, com isso as petrolíferas arregalaram os olhos e avançaram fortemente na sessão. As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) cresceram 0,72% e 1,14%, respectivamente. A Prio (PRIO3) valorizou 1,85% e a PetroRecôncavo acompanhou e subiu 1,69%.
Gabriel Filassi, especialista em investimentos e sócio da AVG Capital, creditou o avanço do petróleo às “sanções dos EUA a Lukoil e Rosneft”, que, para ele, “reacendem a tese de maiores lucros e dividendos em petrolíferas”, afirmou.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 04h30 – Alemanha/S&P Global/HCOB: PMI composto preliminar de outubro
▪️ 05h00 – Zona do euro/S&P Global/HCOB: PMI composto preliminar de outubro
▪️ 05h30 – Reino Unido/S&P Global /CIPs: PMI composto preliminar de outubro
▪️ 07h30 – Rússia: BC anuncia decisão de política monetária
▪️ 08h30 – BC: Setor externo de setembro
▪️ 09h00 – IBGE: IPCA-15 de setembro
▪️ 09h30 – EUA/Deptº do Trabalho: Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e Núcleo do CPI de setembro
▪️ 10h45 – EUA/S&P Global: PMI composto preliminar de outubro
▪️ 11h00 – EUA/Univ. Michigan: Índice de Sentimento do Consumidor final de outubro
▪️ 14h00 – EUA/Baker Hughes: poços e plataformas em operação
Eventos
▪️ 09h00 – Haddad participa de evento sobre precatórios do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP)
▪️ 16h00 – Secretário do Tesouro, Rogério Ceron, participa de evento sobre precatórios do IASP
Balanços
▪️ EUA/antes da abertura: Procter & Gamble
▪️ Brasil/antes da abertura: Usiminas