As bolsas globais começam a semana em alta, embora o movimento seja modesto, devido à ausência de grandes eventos no cenário internacional e ao feriado do Dia dos Presidentes nos EUA, que mantém os mercados de Nova York fechados nesta segunda-feira (17).
Na quarta-feira (19), serão divulgadas a ata do Fed e a decisão sobre juros da China. No Brasil, os destaques incluem os resultados financeiros da Vale, Gerdau e Banco do Brasil, que também saem na quarta-feira, e o IBC-Br de dezembro, que será divulgado nesta segunda-feira (9h).
O PIB do Banco Central deve registrar uma retração após quatro meses consecutivos de crescimento, o que deve confirmar o arrefecimento da atividade econômica.
Galípolo afirmou que ainda prefere aguardar mais dados para avaliar se o desaquecimento da economia é uma tendência. Enquanto isso, o mercado observa com atenção o risco de que o desgaste acelerado do governo Lula leve à adoção de medidas populistas para tentar reverter a queda nos índices de aprovação do presidente, que despencaram nos últimos dois meses, comprometendo seus planos de reeleição em 2026.
EUA
Além da ata do FOMC, outros indicadores importantes serão divulgados nos EUA ao longo da semana. Na terça-feira, 18 de fevereiro, será apresentado o Índice Empire Manufacturing, que reflete a atividade industrial na região de Nova York.
Os índices futuros de Nova York seguem em alta, mas os mercados de ações e títulos dos EUA estarão fechados nesta segunda-feira (17) devido ao feriado do Dia do Presidente, o que tende a diminuir a liquidez no início da semana.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +0,03%
S&P 500 Futuro: +0,13%
Nasdaq Futuro: +0,20%
Bolas asiáticas
Na China, as bolsas encerraram o pregão de segunda-feira em território positivo, impulsionadas pelo otimismo dos investidores após uma reunião entre o presidente Xi Jinping e líderes de grandes empresas de tecnologia, incluindo Alibaba, Tencent, Xiaomi, Huawei e DeepSeek.
Já no Japão, o índice acionário teve leve alta, após a divulgação de uma estimativa de crescimento de 0,7% do PIB no último trimestre de 2023, superando as expectativas. Em outros mercados asiáticos, apenas o Hang Seng registrou pequena queda.
Shanghai SE (China), +0,27%
Nikkei (Japão): +0,06%
Hang Seng Index (Hong Kong): -0,02%
Kospi (Coreia do Sul): +0,75%
ASX 200 (Austrália): -0,22%
Bolsas europeias
Na Europa, os mercados também operam em alta, com o foco nas tensões geopolíticas envolvendo os EUA e a Europa.
Autoridades americanas se preparam para negociações com a Rússia a fim de buscar um fim para a guerra na Ucrânia, mas sem a participação de representantes da Ucrânia ou da Europa nas discussões.
Em resposta, líderes europeus convocaram uma cúpula de emergência em Paris nesta segunda-feira, para discutir estratégias diante da possível decisão do presidente Donald Trump de distanciar a Europa e como garantir a segurança da Ucrânia no futuro.
FTSE 100 (Reino Unido): +0,07%
DAX (Alemanha): +0,18%
CAC 40 (França): -0,13%
FTSE MIB (Itália): +0,49%
STOXX 600: +0,16%
Agenda do dia
Indicadores
▪️08h00 – FGV: IPC-S da 2ª quadrissemana de fevereiro
▪️08h00 – FGV: IGP-10 de fevereiro
▪️08h25 – BC: Boletim Focus
▪️09h00 – BC: IBC-Br de dezembro
▪️15h00 – Mdic: Balança comercial semanal
Eventos
▪️11h30 – Diretor do BC, Nilton David faz palestra em evento da Amcham
▪️11h30 – Patrick Harker (Fed/Filadélfia) discursa
▪️12h20 – Michelle Bowman, diretora do Fed, discursa
▪️20h00 – Christopher Waller, diretor do Fed, discursa
Balanços
▪️Após o fechamento: BB Seguridade, Neoenergia