Pré-mercado

Café com BPM: bolsas globais iniciam semana recheada de dados em alta

Semana tem BCE, payroll, China e PIB no Brasil

Foto: pixabay
Foto: pixabay

As bolsas globais operam em ritmo de ganhos no pré-mercado desta segunda-feira (3). A semana é marcada por forte dados econômicos nas agendas das principais potências mundiais.

EUA

Os índices futuros dos EUA estão majoritariamente em alta no início do primeiro pregão de junho, com investidores aguardando dados industriais nesta segunda-feira.

Wall Street está vindo de um maio robusto, onde todos os três principais índices registraram seu sexto mês positivo em sete. O Nasdaq teve um destaque especial, com um aumento de 6,9%, o melhor desempenho mensal desde novembro de 2023.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,08%

S&P 500 Futuro: +0,14%

Nasdaq Futuro: +0,40%

Bolsas asiáticas

Os mercados da Ásia e do Pacífico encerraram a sessão de segunda-feira predominantemente em alta, beneficiando-se do alívio nas preocupações com a inflação e as taxas de juros nos EUA.

Na sexta-feira (31), os dados da inflação PCE dos EUA vieram conforme o esperado, fortalecendo as expectativas de uma possível redução das taxas de juros básicas americanas ainda este ano e impulsionando os índices Dow Jones e S&P 500 em Nova York.

Shanghai SE (China), -0,27%

Nikkei (Japão): +1,13%

Hang Seng Index (Hong Kong): +1,79%

Kospi (Coreia do Sul): +1,74%

ASX 200 (Austrália): +0,77%

Bolsas europeias

Os mercados europeus também operam em alta, prolongando a recuperação da semana passada, enquanto os investidores esperam a próxima decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre as taxas de juros.

É esperado que o BCE reduza as taxas de juro pela primeira vez desde 2019, quando os formuladores de políticas se reunirem na quinta-feira.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,15%

DAX (Alemanha): +0,73%

CAC 40 (França): +0,25%

FTSE MIB (Itália): +0,72%

STOXX 600: +0,36%

Radar corporativo

O radar corporativo destaca as negociações entre Dasa (DASA3) e Amil (AMIL3) para a fusão de seus hospitais, que avançaram rapidamente, segundo informações da repórter Beth Koike. A informação foi divulgada pela Coluna de Paulo Jardim, do O Globo, na noite do último domingo (2).

“Ou fecha até sexta-feira ou, possivelmente, a transação morre”, comentou um participante diretamente envolvido no processo.

Agenda do dia

A agenda desta segunda-feira (3) destaca o Boletim Focus, que traz expectativas para a Selic e a inflação, e os PMIs industriais do Brasil e dos EUA.

No Brasil, o Boletim Focus será divulgado às 8h25, seguido por uma reunião às 9h entre o presidente Lula, Padilha e líderes do governo. Às 10h, será divulgado o PMI de indústria de maio.

Mais tarde, às 19h, ocorrerá a Sessão de Posse da Ministra Cármen Lúcia e do Ministro Nunes Marques nos cargos de Presidente e Vice-Presidente doTSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Lá fora, nos EUA, o PMI de indústria de maio será divulgado às 10h45. Às 11h, serão divulgados os dados de gastos com construção de abril e o ISM de indústria de maio.