As bolsas globais apresentam movimentos emistos durante o pré-mercado desta terça-feira (7). No cenário internacional, às 12h, será divulgado o relatório Jolts de novembro, que ajudará a preparar os investidores para o aguardado relatório de emprego (payroll) de sexta-feira nos EUA.
Com o mercado de trabalho norte-americano ainda aquecido e a inflação longe de ser totalmente controlada, o Federal Reserve tem sinalizado um ajuste gradual nas taxas de juros ao longo deste ano.
Além disso, persistem preocupações relacionadas a Donald Trump, mesmo após recentes testes às promessas de políticas econômicas protecionistas.
No cenário nacional, após negar a possibilidade de aumentar o IOF como medida para controlar a valorização do dólar, o ministro Fernando Haddad participa hoje, às 13h30, de uma entrevista ao vivo no programa Estúdio i da GloboNews.
No panorama econômico doméstico, a Receita Federal divulgará às 10h30 os números de arrecadação de novembro, seguidos por uma coletiva às 11h para comentários detalhados. A expectativa é que o desempenho robusto da economia continue impulsionando o crescimento das receitas com tributos federais.
EUA
Nesta terça-feira (7), os futuros das bolsas americanas operam em baixa, com os investidores aguardando a divulgação do relatório JOLTs, que traz dados sobre vagas de emprego e rotatividade no mercado de trabalho nos EUA.
Além disso, mais um dirigente do Federal Reserve fará um discurso ao longo do dia, alimentando expectativas sobre o rumo da política monetária.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,04%
S&P 500 Futuro: -0,07%
Nasdaq Futuro: -0,10%
Bolsas europeias
Na Ásia-Pacífico, os mercados encerraram o pregão com alta predominante, impulsionados pelo forte desempenho das ações de empresas de semicondutores.
Esse movimento positivo foi motivado pelo otimismo renovado em relação à demanda por inteligência artificial, após o CEO da Nvidia, Jensen Huang, apresentar novos produtos que animaram o setor de tecnologia.
Shanghai SE (China), +0,71%
Nikkei (Japão): +1,97%
Hang Seng Index (Hong Kong): -1,22%
Kospi (Coreia do Sul): +0,14%
ASX 200 (Austrália): +0,34%
Bolsas europeias
Já na Europa, o sentimento é de cautela, com os índices operando em queda antes da divulgação de importantes indicadores econômicos, como a inflação da zona do euro e os dados sobre o mercado de trabalho americano.
O relatório de inflação ao consumidor na zona do euro, que será divulgado hoje, será o último antes da próxima reunião do Banco Central Europeu (BCE), marcada para 30 de janeiro.
Caso os números indiquem uma queda mais acentuada na inflação, o BCE pode considerar uma abordagem mais branda para os juros, oferecendo estímulo adicional à economia da região.
FTSE 100 (Reino Unido): -0,58%
DAX (Alemanha): -0,25%
CAC 40 (França): -0,27%
FTSE MIB (Itália): -1,20%
STOXX 600: -0,36%
Radar corporativo
Indicadores
▪️05h00 – Brasil/Fipe: IPC de dezembro e 2024
▪️07h00 – Zona do Euro/Eurostat: CPI dezembro (prévia)
▪️07h00 – Zona do Euro/Eurostat: Taxa desemprego – nov
▪️08h00 – Brasil/FGV: IGP-DI de dezembro e 2024
▪️08h00 – Brasil/FGV: Inflação de aluguéis – dez e 2024
▪️09h00 – Brasil/IBGE: IPP de novembro
▪️10h30 – Brasil/Receita: Arrecadação de novembro
▪️10h30 – EUA/Deptº Comércio: Balança comercial – nov
▪️12h00 – EUA/ISM: PMI Serviços e Composto – dez
▪️12h00 – EUA/Deptº Trabalho: Relatório Jolts – nov
▪️15h00 às 18h – Presidente Lula e Haddad têm 2 reuniões com diversos ministros
Eventos
▪️09h00 – Brasil/BC: Galípolo participa de reunião do BIS
▪️10h00 – EUA: Thomas Barkin (Fed de Richmond) discursa
▪️11h00 – Brasil/Receita: Coletiva sobre arrecadação federal
▪️13h30 – Brasil: Fernando Haddad fala à GloboNews