As bolsas internacionais registram variações mistas no pré-mercado desta terça-feira (1º), enquanto o calendário econômico traz dados importantes, como os índices PMI do setor industrial da zona do euro, Alemanha, Reino Unido e EUA.
Também será divulgado o relatório Jolts, referente à abertura de vagas de emprego em fevereiro nos EUA. Além disso, a zona do euro apresenta informações sobre a inflação, acompanhadas de um pronunciamento de Christine Lagarde, presidente do BCE.
O clima de apreensão global persiste, com os mercados operando em modo aversão ao risco, devido à expectativa do anúncio das tarifas de Trump amanhã (quarta-feira, 4), o que alimenta temores de uma possível escalada nas tensões comerciais.
Após afirmar que “todos os países” seriam afetados, Trump garantiu que será “mais gentil e mais flexível”, se apresentando como uma “pessoa flexível”. No fim do dia, um relatório do USTR acusou o Brasil e mais 58 países de imporem diversas barreiras ao comércio de produtos americanos.
Em relação ao Brasil, o documento destaca que o país impõe tarifas elevadas sobre importações de diversos setores, como automóveis, peças automotivas, tecnologia da informação, eletrônicos, produtos químicos, plásticos, maquinário, aço, têxteis e vestuário.
EUA
Os contratos futuros das bolsas dos EUA apresentam queda nesta terça-feira (1º), à medida que o mercado aguarda mais detalhes do presidente Donald Trump sobre a aplicação de sua política tarifária, que entra em vigor na quarta-feira.
Trump já impôs tarifas sobre Canadá, México e China — os três principais parceiros comerciais dos EUA — além de setores como automóveis, aço e alumínio. Nas próximas semanas, ele pode anunciar novas tarifas sobre o cobre e também ameaçou tributar importações de medicamentos, semicondutores e madeira.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,24%
S&P 500 Futuro: -0,13%
Nasdaq Futuro: 0,00%
Bolsas asiáticas
No mercado asiático, houve uma recuperação parcial das perdas observadas na sessão de segunda-feira, quando o índice Nikkei registrou uma queda superior a 4%, em meio à aversão ao risco gerada pelas tarifas de Trump.
Na agenda desta terça-feira (1º), no entanto, a tendência foi de alta, com os mercados fechando positivos em todos os principais índices, incluindo o Japão, que terminou o dia estável.
Na China, as bolsas seguiram em alta, impulsionadas pelo PMI industrial da S&P Global e Caixin, que subiu para 51,2 pontos, superando a expectativa de estabilidade.
Shanghai SE (China), +0,38%
Nikkei (Japão): +0,02%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,38%
Kospi (Coreia do Sul): +1,62%
ASX 200 (Austrália): +1,04%
Bolsas europeias
Os mercados europeus também estão em alta, demonstrando uma recuperação significativa enquanto investidores se preparam para as tarifas comerciais de Trump.
Em Frankfurt, a presidente do BCE, Christine Lagarde, e o membro do conselho Philip Lane participarão de discursos separados durante uma conferência. Além disso, serão divulgados dados sobre inflação, PMI industrial e taxa de desemprego da zona do euro.
Na Grã-Bretanha, também serão divulgados os dados do PMI industrial, e Megan Greene, do Banco da Inglaterra, fará uma apresentação na Royal Economic Society, em Londres.
FTSE 100 (Reino Unido): +0,72%
DAX (Alemanha): +1,17%
CAC 40 (França): +0,82%
FTSE MIB (Itália): +0,84%
STOXX 600: +0,91%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última segunda-feira (31) com baixa de 1,25%, aos 130.259,54 pontos. O dólar comercial caiu 0,94%, a R$ 5,70.
A aversão ao risco que tomou o exterior também dominou o Ibovespa, na esteira do tarifaço de Donald Trump, que prometeu novas medidas em breve.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 04h55 – Alemanha/S&P Global/HCOB: PMI industrial de março
▪️ 05h00 – Zona do euro/S&P Global/HCOB: PMI industrial de março
▪️ 05h30 – Reino Unido/S&P Global /CIPs: PMI industrial de março
▪️ 06h00 – Zona do euro Eurostat: CPI e Núcleo do CPI preliminares de março
▪️ 06h00 – Zona do euro/Eurostat: Taxa de desemprego de fevereiro
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S e Índice de Confiança Empresarial de março
▪️ 10h00 – Brasil/S&P Global: PMI industrial de março
▪️ 10h45 – EUA/S&P Global: PMI industrial de março
▪️ 11h00 – EUA/ISM: PMI industrial de março
▪️ 11h00 – EUA/Deptº do Trabalho: Relatório de abertura de vagas (Jolts) e Investimentos em construção de fevereiro
▪️ 11h00 – Galípolo tem reunião com CEO do Banco Master, Daniel Vorcaro
Eventos
▪️ 09h00 – Câmara faz sessão solene em homenagem aos 60 anos do BC, com presença do presidente da instituição, Gabriel Galípolo
▪️ 09h30 – Alemanha/BCE: Christine Lagarde discursa em evento
▪️ 10h00 – Thomas Barkin (Fed de Richmond) participa de evento