Pré-mercado

Café com BPM: bolsas globais operam mistas na véspera do Payroll

Enquanto o dado mais aguardado ainda não chega, por hoje, os investidores ficam atentos ao aumento nos pedidos de auxílio-desemprego

Foto: Freepik
Foto: Freepik

As bolsas mundiais operam com ganhos mistos durante o pré-mercado desta quinta-feira (6), dia que antecede a divulgação do relatório de emprego, chamada de Payroll, o que permite uma ansiedade do mercado.

Enquanto o dado mais aguardado ainda não chega, por hoje, os investidores ficam atentos ao aumento nos pedidos de auxílio-desemprego,  às 9h30 (horário de Brasília).

EUA

Os índices futuros dos EUA estão variando, à medida que os investidores aguardam o relatório de sexta-feira sobre as folhas de pagamento não-agrícolas de maio.

Os agentes do mercado buscam sinais de enfraquecimento no mercado de trabalho, o que poderia justificar cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed).

Os dados da ADP sobre as folhas de pagamento privadas, divulgados na quarta-feira, indicaram uma desaceleração nas contratações.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,05%

S&P 500 Futuro: -0,05%

Nasdaq Futuro: +0,02%

Bolsas asiáticas

Os mercados da Ásia e do Pacífico encerraram a quinta-feira majoritariamente em alta, seguindo Wall Street, que registrou recordes ontem devido ao entusiasmo em torno da tecnologia de inteligência artificial (IA) e às expectativas de cortes de juros nos EUA.

Shanghai SE (China), -0,54%

Nikkei (Japão): +0,55%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,28%

Kospi (Coreia do Sul): +1,03%

ASX 200 (Austrália): +0,68%

Bolsas europeias

Os mercados europeus estão em alta, com investidores esperando que o Banco Central Europeu (BCE) reduza as taxas de juros na zona do euro pela primeira vez desde setembro de 2019.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,27%

DAX (Alemanha): +0,73

CAC 40 (França): +0,35%

FTSE MIB (Itália): +0,30%

STOXX 600: +0,62%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última quarta-feira (5) com queda de 0,32%, aos 121.407,33 pontos. O dólar comercial subiu 0,22%, a R$ 5,29.

Os dados econômicos – internos e externos – e o desempenho das commodities seguem ditando o ritmo de negociações no Ibovespa. O índice tentou alcançar os 122 mil pontos, mas perdeu a batalha com a queda da Vale (VALE3), que pesa nos resultados.

Radar corporativo

O radar corporativo desta quinta-feira (6) destaca a indicação de Magda Chambriard à presidência do Conselho de Administração do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), que foi aprovada pelo conselho da iantituição, na terça-feira (4). 

Além disso,

A indicação de Magda Chambriard à presidência do Conselho de Administração do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) foi aprovada pelo conselho da iantituição, na terça-feira (4). 

Além disso, a Vale (VALE3) e a Wabtec Corporation divulgaram nesta quarta-feira (5) que fecharam um acordo para a gestão de desempenho na EFC (Estrada de Ferro Carajás).

Agenda do dia

A agenda de hoje destaca a decisão de juros do BCE e os dados da balança comercial dos EUA e do Brasil.

Brasil

  • 9h: Campos Neto palestra no evento MKBR24, promovido pela Anbima e B3, em São Paulo
  • 11h: Diogo Abry Guillen e Ailton De Aquino Santos participam da apresentação e coletiva de imprensa do Relatório de Economia Bancária, no Edifício-Sede do Banco Central, em Brasília
  • 12h: Galípolo discursa na abertura da Final 2024 da Olimpíada Brasileira de Economia, em São Paulo
  • 15h: Divulgação da balança comercial de maio
  • 19h30: Campos Neto participa da solenidade comemorativa aos 35 anos do Sicoob/ES

EUA

  • 9h30: Pedidos semanais de seguro-desemprego
  • 9h30: Balança comercial de abril; consenso LSEG prevê um déficit de US$ 76,1 bilhões

Zona do Euro

  • 9h15: Decisão do BCE sobre a taxa de juros