Os mercados globais começam a semana com leves ganhos, após Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, sugerir na semana passada que os cortes nas taxas de juros estão se aproximando.
Embora Powell não tenha dado um prazo específico para o primeiro corte, a ferramenta FedWatch do CME Group indica que os traders esperam uma redução na reunião do Fed em setembro.
Por outro lado, as crescentes tensões no Oriente Médio limitam uma alta mais expressiva nos mercados.
No fim de semana, mais de 100 caças israelenses bombardearam alvos no Líbano, enquanto o Hezbollah, apoiado pelo Irã, lançou mais de 320 foguetes contra Israel.
EUA
Após uma semana centrada nos juros e marcada pela Convenção do Partido Democrata, os investidores agora direcionam suas atenções para a divulgação do PIB do 2º trimestre na quinta-feira e os dados de inflação PCE na sexta-feira.
O consenso da LSEG aponta para um aumento mensal de 0,05% nos gastos e 0,02% no rendimento pessoal. Já o PIB anualizado deve atingir 2,80%, segundo as estimativas. Antes disso, o mercado deve reagir ao resultado da Nvidia.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +0,08%
S&P 500 Futuro: +0,16%
Nasdaq Futuro: +0,21%
Bolsas asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam de forma mista, com os investidores divididos entre as crescentes tensões no Oriente Médio e o otimismo em torno de um possível corte de juros nos EUA.
Enquanto isso, o Banco Popular da China manteve a taxa de empréstimos de um ano em 2,3%, após uma redução de 20 pontos-base em julho.
A decisão reflete a abordagem cautelosa de Pequim para estimular a economia, mesmo com o país registrando uma rara contração nos empréstimos bancários devido à fraca demanda.
Shanghai SE (China), +0,04%
Nikkei (Japão): -0,66%
Hang Seng Index (Hong Kong): +1,06%
Kospi (Coreia do Sul): -1,04%
ASX 200 (Austrália): +0,76%
Bolsas euroepias
Na Europa, os mercados operam sem uma direção clara, com os investidores avaliando o risco de um conflito mais amplo no Oriente Médio. A liquidez está reduzida, pois os mercados do Reino Unido estão fechados devido a um feriado.
No cenário econômico, os dados de inflação da zona do euro serão divulgados na sexta-feira e serão monitorados de perto para possíveis indicações sobre cortes adicionais de taxas pelo Banco Central Europeu no próximo mês.
FTSE 100 (Reino Unido): fechado por feriado
DAX (Alemanha): -0,21%
CAC 40 (França): +0,17%
FTSE MIB (Itália): -0,04%
STOXX 600: +0,02%
Radar corporativo
O bilionário fundador do Telegram, Pavel Durov, foi preso na noite de sábado (24), na França, devido à uma investigação preliminar por ausência de moderação e cooperação com as autoridades em relação às ferramentas oferecidas pela plataforma.
Além disso, o governo federal prepara um decreto para alterar regras do setor de gás natural. O objetivo é aumentar a oferta do produto e reduzir preços entre 35% a 40%, uma bandeira antiga que vem atravessando diversos governos, mas sem sucesso.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 05h00 – Alemanha/Ifo: índice de sentimento das empresas de agosto
▪️ 08h00 – FGV: Sondagem do consumidor de agosto
▪️ 08h25 – BC divulga relatório Focus
▪️ 08h30 – BC/Setor externo: Conta Corrente de julho
▪️ 09h30 – EUA/Deptº do Comércio: Encomendas de bens duráveis de julho
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal
▪️ 22h30 – China/NBS: Lucro industrial de julho
Eventos
▪️ 09h00 – Lula acompanha reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)
▪️ 10h00 – Galípolo faz palestra em evento em Teresina (PI)