Pré-mercado

Café com BPM: bolsas globais sobem em dia de agenda morna

O avanço nas conversas para encerrar o conflito na Ucrânia traz uma sensação de alívio ao dólar mundial

Foto: Reprodução/MegaWhat
Foto: Reprodução/MegaWhat

As bolsas globais estão registrando movimentos positivos no último pregão da semana, em meio a uma agenda econômica esvaziada.

O avanço nas conversas para encerrar o conflito na Ucrânia traz uma sensação de alívio ao dólar mundial, após o presidente Zelensky afirmar que está aberto a um possível acordo com Trump. 

Além disso, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, indicou que o país pode iniciar negociações com a China, com um telefonema previsto para ocorrer hoje com autoridades chinesas. 

Entre os indicadores internacionais, os destaques são os índices de gerentes de compras (PMIs) de diversas economias, como a zona do euro e os EUA, além do índice de confiança do consumidor de Michigan. 

No Brasil, o mercado acompanha a entrevista ao vivo de Haddad ao Portal ICL, às 9h. Após seu retorno da viagem ao Oriente Médio, o ministro enfrenta o desafio de conciliar as demandas populares do governo Lula com as exigências de responsabilidade fiscal.

EUA

Os contratos futuros dos EUA estão sem uma tendência definida nesta sexta-feira (21), após os principais índices de Nova York registrarem queda no dia anterior, pressionados pela previsão de lucros abaixo das expectativas do gigante varejista Walmart, que gerou receios sobre a demanda do consumidor.

As tarifas impostas pelo presidente Donald Trump continuam a criar incertezas, deixando varejistas e consumidores preocupados com os impactos que poderão surgir nos próximos meses.

O anúncio do Walmart sobre suas projeções para 2025 gerou uma queda generalizada no mercado na quinta-feira, com a empresa citando a incerteza tarifária como um dos fatores determinantes.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,07%

S&P 500 Futuro: -0,05%

Nasdaq Futuro: 0,00%

Bolsas asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira, com destaque para o Hang Seng, que subiu quase 4%, impulsionado pelas ações de tecnologia e pelos bons resultados financeiros do Alibaba.

O otimismo na região permanece, especialmente com o mercado de IA ganhando força, após a DeepSeek apresentar resultados promissores.

No Japão, o Nikkei também teve alta, embora mais moderada, após a notícia de que a Nissan estaria tentando atrair a Tesla para investir em sua montadora, após Honda e Nissan abandonarem uma fusão de negócios.

Shanghai SE (China), +0,85%

Nikkei (Japão): +0,26%

Hang Seng Index (Hong Kong): +3,99%

Kospi (Coreia do Sul): +0,02%

ASX 200 (Austrália): -0,32%

Bolsas europeias

Na Europa, os investidores continuam atentos aos resultados corporativos, o que mantém os índices da região em movimento misto.

A empresa suíça de materiais de construção Sika (+1,19%) divulgou bons resultados anuais, com um aumento de 4,7% nas vendas líquidas.

A gigante francesa Air Liquide (+2,94%) atualizou suas metas de margem de médio prazo e estendeu suas previsões financeiras até 2026, após um ano de 2024 forte. Já a irlandesa Kingspan teve uma valorização de 8,32%, após a empresa divulgar resultados positivos.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,01%

DAX (Alemanha): +0,01%

CAC 40 (França): +0,34%

FTSE MIB (Itália): +0,31%

STOXX 600: +0,24%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última quinta-feira (20) com alta de 0,23%, aos 127.600,58 pontos. O dólar comercial caiu 0,38%, a R$ 5,70.

A temporada de balanços foi o maior destaque do Ibovespa nesta sessão, com a divulgação dos números operacionais de empresas relevantes e de peso no índice, como a Vale (VALE3) e o Banco do Brasil (BBAS3).

Agenda do dia

Indicadores

▪️04h00 – Reino Unido/ONS: Vendas no varejo de janeiro

▪️05h30 – Alemanha/S&P Global: PMI Composto (preliminar) – fev

▪️06h00 – Zona do Euro/S&P Global: PMI Composto (prelim.) – fev

▪️06h30 – Reino Unido/S&P Global: PMI Composto (prelim.) – fev

▪️09h00 – México: PIB do 4º trimestre de 2024

▪️11h45 – EUA/S&P Global: PMI Composto (preliminar) – fev

▪️12h00 – EUA/NAR: vendas de moradias usadas – Jan

▪️12h00 – Univ. Michigan: Sentimento do Consumidor – Fev (final)

▪️15h00 – EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em operação

Eventos

▪️09h00 – Fernando Haddad dá entrevista ao vivo ao Portal ICL

▪️09h00 e 11h30 – Diretores do BC Diogo Guillen e Paulo Picchetti fazem reunião trimestral com economistas dos Grupos 7 e 8

▪️11h00 – Nilton David (BC) participa de live do Bradesco BBI

▪️13h30 – Vice-presidente do Fed, Philip Jefferson discursa