Pré-mercado

Café com BPM: bolsas iniciam semana com IPCA e payroll em alta

A Bolsa de NY não funcionará na quinta-feira em respeito à memória do ex-presidente Jimmy Carter

Foto: Canva
Foto: Canva

As bolsas globais operam com ganhos nesta segunda-feira (6), à medida que os investidores se preparam para uma semana encurtada de negociações e acompanham com atenção os próximos indicadores econômicos relacionados ao emprego. 

A Bolsa de Valores de Nova York não funcionará na quinta-feira em respeito à memória do ex-presidente Jimmy Carter.  

A expectativa de um cenário com menos cortes de juros nos EUA em 2025, impulsionada pelo retorno de Trump à presidência, será posta à prova nesta semana com a divulgação do relatório de emprego (payroll) de dezembro, na sexta-feira, e da ata do Federal Reserve, na quarta-feira.

Em homenagem ao dia nacional de luto pelo falecimento de Jimmy Carter, as bolsas em Nova York permanecerão fechadas na quinta-feira, e o mercado de títulos do Tesouro Americano (Treasuries) terá funcionamento reduzido.

No Brasil, o foco dos investidores se volta para a Selic, com apostas de um possível avanço para 15%, diante de uma inflação persistente, mercado de trabalho aquecido e fragilidades fiscais.

Esta semana trará o IPCA de dezembro, programado para sexta-feira, além dos resultados de novembro da produção industrial, na quarta, e do desempenho do varejo, na quinta.

Lula retoma as atividades no Palácio do Planalto após um afastamento médico, iniciando o dia com uma reunião com Haddad às 10h, enquanto lida com pressões por uma reforma ministerial e com o impasse em torno das emendas parlamentares.

EUA

O aguardado relatório de criação de empregos nos EUA (payroll) referente a dezembro será apresentado na sexta-feira, sendo considerado um dos últimos dados cruciais antes da próxima reunião do Fed (Federal Reserve), agendada para o fim do mês.

Além disso, o mercado monitora a divulgação da Pesquisa de Vagas e Rotatividade de Trabalho (JOLTS) na terça-feira e o levantamento de emprego privado da ADP, previsto para quarta-feira.

Bolsas asiáticas

Nos mercados asiáticos, o pregão encerrou com direções divergentes, em meio a incertezas econômicas que continuam a pesar sobre os negócios chineses.

Em contraste, ações de tecnologia dispararam em Seul e Taiwan após o anúncio de um investimento bilionário da Microsoft no setor de inteligência artificial.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de Serviços da Caixin para a China atingiu 52,2 em dezembro, sinalizando a maior expansão do setor desde maio de 2024.

No fim de semana, o banco central chinês reforçou seu compromisso com uma política monetária “moderadamente flexível” para impulsionar o crescimento em 2025.

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam em alta após um começo turbulento para as bolsas globais neste ano. 

O sentimento ainda é misto, com investidores atentos aos novos dados de inflação da Alemanha e da União Europeia, que poderão trazer mais clareza sobre possíveis cortes nas taxas de juros pelo Banco Central Europeu.

Agenda do dia

Indicadores

▪️05h55 – Alemanha/S&P Global: PMI Composto (final) – dez

▪️06h00 – Zona do euro/S&P Global: PMI Composto (final) – dez

▪️06h30 – Reino Unido/S&P Global: PMI Composto (final) – dez

▪️08h00 – Brasil/FGV: Indicador Antecedente de Emprego – dez

▪️08h25 – Brasil/BC: Boletim Focus

▪️10h00 – Alemanha/Destatis: CPI de dezembro (preliminar)

▪️11h45 – EUA/S&P Global: PMI Composto (final) – dez

▪️12h00 – EUA: Encomendas à indústria – novembro

▪️15h00 – Brasil/Mdic: Balança comercial dez e acumulado 2024

▪️11h45 – EUA: Diretora do Fed Lisa Cook discursa

Eventos

▪️11h45 – EUA: Diretora do Fed Lisa Cook discursa