As bolsas globais iniciam o pré-mercado do primeiro dia útil da semana, segunda-feira (20), com performance de ganhos.
A ata do Fed na quarta-feira (22), juntamente com os discursos dos dirigentes do banco central dos EUA (três deles discursam hoje), estão ajustando as expectativas sobre as taxas de juros americanas nesta semana.
Apesar de alguns alertas com viés hawkish, os índices de Wall Street, que seguem atingindo máximas históricas, ainda prevêem dois cortes de juros este ano, um em setembro e outro em dezembro.
EUA
Os índices futuros dos EUA estão registrando leves ganhos após o fechamento do Dow Jones acima dos 40.000 pontos pela primeira vez na sexta-feira (24).
As empresas de inteligência artificial devem ser o destaque desta semana, com o evento Microsoft Build, que ocorre de terça a quinta-feira, e a divulgação dos resultados do primeiro trimestre da Nvidia, programada para quarta-feira (22).
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +0,02%
S&P 500 Futuro: +0,11%
Nasdaq Futuro: +0,17%
Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas encerraram em alta nesta segunda-feira (20), com ações chinesas ampliando seus ganhos em resposta a uma série de medidas anunciadas por Pequim para revitalizar o setor imobiliário.
No final da semana passada, o governo chinês revelou um plano ambicioso para tentar revitalizar o mercado imobiliário, que vem enfrentando uma crise há anos.
Já nesta segunda-feira (20), o banco central da China (PBoC) manteve suas principais taxas de juros, conhecidas como LPRs, inalteradas por mais um mês. A LPR de 5 anos continua sendo a taxa de referência para hipotecas.
Shanghai SE (China), +0,54%
Nikkei (Japão): +0,73%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,42%
Kospi (Coreia do Sul): +0,64%
ASX 200 (Austrália): +0,02%
Bolsas europeias
Os mercados europeus estão em leve alta nas negociações desta manhã de segunda-feira, após uma sequência de fortes ganhos ter sofrido uma correção no final da semana passada.
FTSE 100 (Reino Unido): +0,22%
DAX (Alemanha): +0,33%
CAC 40 (França): +0,32%
FTSE MIB (Itália): -1,28%
STOXX 600: +0,18%
Ibovespa: relembre o pregão que encerrou a semana
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última sexta-feira (17) com queda de 0,10%, aos 128.150,71 pontos. O dólar comercial caiu 0,55%, a R$ 5,10.
Durante o pregão, o Ibovespa operou de forma mista, enquanto a Petrobras (PETR4) chegou ao terceiro dia de perdas consecutivas – provocadas pela repentina saída de Prates da presidência da estatal.
Radar corporativo
O radar corporativo desta segunda-feira (20) destaca a decisão do Conselho de Administração da Light (LIGT3), que aprovou, em reunião realizada no sábado (18), os termos e condições do novo plano de recuperação judicial da empresa.
Além disso, os Conselhos de Administração da Arezzo (ARZZ3) e do Grupo Soma (SOMA3) aprovaram em reuniões que ocorreram no sábado (18) o Protocolo e Justificação. O documento estabelece os termos e condições da fusão entre as duas empresas.
Agenda do dia
No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas divulga a segunda prévia do IGP-M de maio às 8h.
Em seguida, às 8h25, será publicado o Boletim Focus. Às 15h, será divulgada a balança comercial semanal, e o presidente Lula terá uma reunião para fazer anúncios relacionados ao setor da indústria do aço.
Lá fora, nos EUA, às 9h45, Raphael Bostic, presidente do Fed de Atlanta, fará um discurso em um evento.
Às 10h, Michael Barr, integrante do Fed, participará de um painel. Às 11h30, Phillip Jefferson, do Fed, discursará em outro evento, e às 20h, Raphael Bostic moderará uma discussão em um painel.