Pré-mercado

Café com BPM: bolsas mistas à espera da decisão sobre juros do Fed

Nos últimos dias, a probabilidade de uma redução de 50 pontos-base cresceu, alcançando 65%

Foto: Canva Pro
Foto: Canva Pro

Após um longo período de altas consecutivas nos juros promovidas pelo Fed (Federal Reserve) para controlar a inflação, o mercado global agora volta suas atenções para a possível virada na política monetária dos EUA, esperada para esta quarta-feira (18). 

A divisão entre os traders sobre a intensidade do corte continua evidente. Nos últimos dias, a probabilidade de uma redução de 50 pontos-base cresceu, alcançando 65%, segundo o FedWatch do CME Group.

Além da decisão, o Fed apresentará novas projeções trimestrais, com uma coletiva de Jerome Powell, presidente do banco central americano, prevista para o mesmo dia.

EUA

Os índices futuros de Nova York se mantêm próximos da estabilidade. Os cortes nas taxas de juros tendem a estimular o crescimento dos lucros das empresas, aliviando a pressão após um período marcado por altos custos de financiamento e inflação elevada. 

A flexibilização monetária também pode trazer mais ganhos para um mercado já aquecido, com o S&P 500 acumulando uma alta de 18% neste ano.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,06%

S&P 500 Futuro: -0,02%

Nasdaq Futuro: -0,08%

Bolsas asiáticas

Nos mercados da Ásia-Pacífico, as bolsas fecharam em alta enquanto investidores analisavam os dados econômicos do Japão antes da decisão de juros nos EUA.

Em agosto, as importações e exportações japonesas cresceram 2,3% e 5,6%, respectivamente, em relação ao ano anterior, mas ficaram abaixo das expectativas de 13,4% e 10%, de acordo com pesquisa da Reuters.

Hoje, os mercados da Coreia do Sul e de Hong Kong permanecem fechados, enquanto os mercados da China continental voltarão às atividades após um feriado nacional de três dias.

Shanghai SE (China), +0,49%

Nikkei (Japão): +0,49%

Hang Seng Index (Hong Kong): fechado

Kospi (Coreia do Sul): fechado

ASX 200 (Austrália): +0,01%

Bolsas europeias

Na Europa, as bolsas operam em baixa, com os investidores ponderando os dados de inflação do Reino Unido, que registrou 2,2% em agosto, em linha com as expectativas.

Os dados chegam antes da reunião do Banco da Inglaterra, que decidirá sobre a política de juros ainda esta semana.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,42%

DAX (Alemanha): -0,06%

CAC 40 (França): -0,24%

FTSE MIB (Itália): +0,05%

STOXX 600: -0,34%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última terça-feira (17) com queda de 0,12%, aos 134.960,19 pontos. O dólar comercial caiu 0,39%, a R$  5,48.

O Ibovespa foi pressionado por diferentes lados nesta sessão, com o mercado em alerta e cauteloso antes das reuniões do Fed (Federal Reserve) e BC (Banco Central), na quarta-feira (18). Além disso, os grandes bancos e o setor de commodities também pesaram na queda do índice.

Radar corporativo

Os papéis da Prio (PRIO3) estão entre os “queridinhos” do Itaú BBA, listados pela instituição como uma das cinco ações para comprar no momento.

A casa listou ações que vê com bons olhos no cenário atual do mercado. O Itaú destacou que levou em consideração as tendências da Bolsa de Valores do Brasil. Além do Prio (PRIO3), a casa mencionou a Institucional Santos Brasil (STBP3), Equatorial (EQTL3), Direcional (DIRR3) e GPS (GGPS3).

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 03h00 – Reino Unido: ONS: CPI e Núcleo do CPI de agosto
▪️ 06h00 – Zona do euro/Eurostat: CPI e Núcleo do CPI de agosto
▪️ 09h30 – EUA/Dept°. do Comércio: construções de moradias iniciadas de agosto
▪️ 11h30 – EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 13/9
▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal
▪️ 15h00 – EUA: Fed divulga decisão de juros
▪️ 16h00 – Argentina/Indec: PIB do 2TRI
▪️ Após 18h30 – Copom anuncia decisão da Selic

Eventos
▪️ 15h30 – EUA/Fed: Jerome Powell participa de coletiva de

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile