As bolsas globais iniciaram a quarta-feira (30) operando de forma mista, oscilando perto da estabilidade. As atenções estão voltadas aos dados de emprego dos EUA, após o relatório Jolts, divulgado na terça-feira (29), indicar redução no número de vagas abertas. Nesta quarta, é o relatório ADP que dará o tom do mercado de trabalho.
Na sexta-feira (1), sairá o Payroll, dado preferido do Fed (Federal Reserve). Os números do mercado de trabalho divulgados ao longo desta semana ajudarão os analistas a calibrar as apostas para os juros dos EUA. Uma desaceleração na economia norte-america pode implicar na manutenção ou aprofundamento dos cortes.
No Brasil, dados do mercado de trabalho também são destaque, com a divulgação de dados de geração de emprego do Caged.
Na frente econômica, os números do PIB dos EUA referente ao terceiro trimestre provavelmente mostrarão que a maior economia do mundo manteve um ritmo sólido de crescimento, com a inflação em queda e os fortes ganhos salariais tendo impulsionado os gastos do consumidor.
A temporada de balanços também segue no radar das Bolsas. As expectativas agora giram em torno dos resultados das gigantes da tecnologia Microsoft (MSFT34) e Meta Platforms (META34), após a Alphabet (GOGL34), controladora do Google, ter superado as expectativas dos investidores.
Índices futuros dos EUA
- Dow Jones Futuro: +0,11%
- S&P 500 Futuro: +0,23%
- Nasdaq Futuro: +0,24%
Bolsas asiáticas
- Shanghai SE (China), -0,61%
- Nikkei (Japão): +0,96%
- Hang Seng Index (Hong Kong): -1,55%
- Kospi (Coreia do Sul): -0,92%
- ASX 200 (Austrália): -0,83%
Bolsas europeias
- FTSE 100 (Reino Unido): -0,46%
- DAX (Alemanha): -0,43%
- CAC 40 (França): -0,83%
- FTSE MIB (Itália): -0,88%
- STOXX 600: -0,59%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão de terça-feira (29) com baixa de 0,37%, aos 130.729,93 pontos. O dólar comercial subiu 0,92%, a R$ 5,76.
Após operar durante o dia na margem da estabilidade, mais virado para os ganhos, o Ibovespa mudou o rumo e sentiu perdas nessa sessão.
Além do mal estar nas ações da Vale (VALE3), Petrobras (PETR3;PETR4) e bancos, o índice também perdeu tração ao passo que o mercado observa o desenrolar do anúncio do próximo pacote de contenção de gastos públicos.