As bolsas globais iniciam a semana com performance mista, à medida que os investidores se preparam para uma agenda cheia de dados econômicos cruciais, como o relatório de emprego dos EUA (payroll), pesquisas do ISM, o Livro Bege, e números da balança comercial americana.
Embora os futuros tenham iniciado a sessão, os mercados à vista de ações e títulos nos EUA permanecem fechados nesta segunda-feira (2) em razão do feriado do Labor Day (Dia do Trabalho), o que deve limitar a liquidez das operações no início da semana.
EUA
Os dados do payroll são considerados os mais relevantes da semana, pois fornecerão uma visão crucial sobre o estado atual do mercado de trabalho nos EUA.
Além disso, esses números serão os últimos desse tipo antes da próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, marcada para 18 de setembro.
Analistas esperam uma leve recuperação no saldo de empregos em agosto, após a queda observada nos dados anteriores. Segundo a ferramenta FedWatch do CME Group, as chances de um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros estão em 67%.
Dow Jones Futuro: -0,13%
S&P 500 Futuro: -0,17%
Nasdaq Futuro: -0,24%
Bolsas asiáticas
Na Ásia, os mercados encerraram o dia de forma mista, influenciados pela desaceleração da indústria chinesa, que atingiu seu menor nível em seis meses em agosto.
O índice de gerentes de compras (PMI) do National Bureau of Statistics, divulgado no sábado, revelou que a queda nos preços de fábrica e as dificuldades dos proprietários em garantir novos pedidos estão pressionando as autoridades a implementar mais estímulos econômicos.
No setor imobiliário chinês, uma pesquisa privada divulgada no domingo mostrou que os preços de novas residências subiram em um ritmo mais lento em agosto, destacando a luta do setor para se estabilizar após uma série de políticas de apoio.
Shanghai SE (China), -1,10%
Nikkei (Japão): +0,14%
Hang Seng Index (Hong Kong): -1,65%
Kospi (Coreia do Sul): +0,25%
ASX 200 (Austrália): +0,22%
Bolsas europeias
Na Europa, as bolsas começaram a semana em queda, com investidores avaliando as perspectivas do mercado e absorvendo os últimos dados de atividade econômica na região.
Em termos corporativos, as ações da plataforma imobiliária Rightmove subiram até 24% na abertura dos mercados e mantiveram uma alta de 21,16% após a notícia de que a rival australiana REA Group está considerando uma oferta para adquirir a empresa sediada no Reino Unido.
FTSE 100 (Reino Unido): -0,03%
DAX (Alemanha): -0,18%
CAC 40 (França): -0,26%
FTSE MIB (Itália): -0,22%
STOXX 600: -0,33%