Pré-mercado

Café com BPM: bolsas mistas em início de semana marcada por ata do Fed 

O evento principal do simpósio ocorrerá na sexta-feira (23), quando o presidente do Fed

Foto: Canva
Foto: Canva

A maioria das bolsas globais estão mostrando comportamento misto no pré-mercado desta segunda-feira (19), dando início a uma semana em que o simpósio do Fed (Federal Reserve), em Jackson Hole, Wyoming, será o centro das atenções.

O evento principal do simpósio ocorrerá na sexta-feira (23), quando o presidente do Fed, Jerome Powell, fará um discurso às 11h, horário de Brasília, abordando as perspectivas econômicas.

Outro ponto importante da semana será a divulgação da ata da última reunião do Fed, marcada para quarta-feira (21). Esse documento poderá fornecer mais clareza sobre os próximos passos na política monetária dos EUA.

EUA

Hoje começa a Convenção Democrata, que terá discursos de Joe Biden, presidente dos EUA, e Kamala Harris, candidata do partido à vice-presidência. Biden é esperado como o principal orador, e a Casa Branca informou que seu discurso focará na unidade partidária e nas questões prioritárias para sua administração.

Há também expectativas de que os ex-presidentes Bill Clinton e Barack Obama façam pronunciamentos durante o evento.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,04%

S&P 500 Futuro: -0,06%

Nasdaq Futuro: -0,22%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos encerraram o dia de forma mista, com investidores atentos a uma série de comunicados dos bancos centrais e a dados de inflação programados para esta semana.

O Banco da Coreia anunciará sua decisão sobre a taxa de juros na quinta-feira, enquanto os números de inflação do Japão e de Cingapura serão divulgados na sexta.

A China, por sua vez, apresentará suas taxas preferenciais de empréstimos de um e cinco anos na terça-feira.

Na sexta-feira, o governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, terá destaque ao comparecer ao parlamento para explicar o raciocínio por trás do aumento da taxa em 31 de julho, que foi citado por alguns traders como um fator para a volatilidade no mercado no início deste mês. Ueda também deverá abordar as perspectivas de política monetária.

Shanghai SE (China), +0,49%

Parceiros

Nikkei (Japão): -1,77%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,80%

Kospi (Coreia do Sul): -0,85%

ASX 200 (Austrália): +0,12%

Bolsas europeias

Os mercados europeus operam de forma mista, após a recuperação global da semana passada, enquanto traders aguardam indicações sobre possíveis cortes nas taxas de juros pelo Fed.

O governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, participará do simpósio de Jackson Hole na sexta-feira, seguido por Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, que falará no sábado.

A conferência é tradicionalmente uma fonte rica de comentários adicionais de diversos formuladores de políticas e economistas.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,14%

DAX (Alemanha): +0,01%

CAC 40 (França): +0,14%

FTSE MIB (Itália): +0,48%

STOXX 600: +0,12%

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 05h00 – Fipe: IPC semanal
▪️ 08h25 – BC divulga relatório Focus
▪️ 09h30 – Chile: PIB do 2TRI
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal
▪️ 22h15 – China: PBoC define juros das LPRs de 1 e 5 anos

Eventos
▪️ Lula se reúne com ministros da área econômica e política, além de líderes do governo no Congresso
▪️ 10h15 – EUA/Fed: Christopher Waller discursa em workshop