Pré-mercado

Café com BPM: bolsas mistas, feriado na Ásia e dados dos EUA no radar

O mercado ainda está digerindo as declarações de Powell, que afirmou que a política de juros não segue um caminho fixo

Foto: Canva
Foto: Canva

As bolsas globais iniciam o pré-mercado desta terça-feira (1º) com movimentos mistos, enquanto feriados deixam mercados financeiros fechados na China e na Coreia do Sul. 

O mercado ainda está digerindo as declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, que afirmou que a política de juros não segue um caminho fixo.

Mesmo assim, Powell indicou a possibilidade de mais dois cortes nas taxas de juros este ano, caso a economia siga conforme o esperado. 

Além disso, os investidores aguardam discursos de Raphael Bostic e Thomas Barkin, membros do Fomc, e de Susan Collins, presidente do Fed de Boston.

Hoje também será divulgado o relatório JOLTs, primeiro dado relevante sobre o mercado de trabalho dos EUA nesta semana, que será seguido pelo relatório ADP amanhã e culminará, na sexta-feira, com o aguardado payroll.

EUA

Os índices futuros dos EUA começaram esta terça-feira (1º) com resultados mistos. Enquanto o Dow Jones e o S&P 500 registravam leves quedas, o Nasdaq se mantinha estável. 

Os índices romperam a tendência histórica negativa de setembro e conseguiram fechar o mês com ganhos. Este foi o primeiro desempenho positivo do S&P 500 em um mês de setembro desde 2019.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,20%

S&P 500 Futuro: -0,06%

Nasdaq Futuro: +0,08%

Bolsas asiáticas

Nos mercados da Ásia-Pacífico, a sessão foi mista nesta terça-feira, com investidores ainda processando os comentários de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. Powell indicou que os cortes recentes promovidos pelo Fed não devem ser interpretados como um sinal de que novas reduções de juros ocorrerão com a mesma intensidade.

A bolsa de Tóquio (Nikkei) respondeu positivamente, com forte alta, enquanto o índice ASX 200, da Austrália, recuou.

Por conta do feriado da Semana Dourada, importantes mercados asiáticos, como China, Coreia do Sul e Hong Kong, permaneceram fechados. Na China continental, as negociações só retornarão na próxima semana.

Shanghai SE (China), fechado devido a feriado

Nikkei (Japão): +1,93%

Hang Seng Index (Hong Kong): fechado devido a feriado

Kospi (Coreia do Sul): fechado devido a feriado

ASX 200 (Austrália): -0,74%

Bolsas europeias

Na Europa, as bolsas abriram em leve alta, com o Stoxx 600 encontrando equilíbrio entre a valorização das ações de tecnologia e a queda no setor de bens de consumo.

O mercado também reagiu à notícia da venda do grupo químico alemão Covestro para a Adnoc, empresa petrolífera estatal de Abu Dhabi, por 14,7 bilhões de euros (cerca de US$ 16,3 bilhões).

Além disso, os investidores europeus acompanham os resultados dos índices de gerentes de compras (PMI) divulgados nesta manhã, que ficaram ligeiramente acima das expectativas para a Alemanha e o bloco europeu.

Agora, o foco se volta para os dados preliminares de inflação da Zona do Euro, que devem fornecer pistas sobre a próxima decisão do Banco Central Europeu (BCE) em relação à política de juros.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,25%

DAX (Alemanha): +0,33%

CAC 40 (França): -0,07%

FTSE MIB (Itália): +0,06%

STOXX 600: +0,19%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última segunda-feira (30) com queda de 0,69%, aos 131.816,44 pontos. O dólar comercial subiu 0,19%, a R$ 5,44.

O Ibovespa enfrentou uma sessão volátil no último pregão do mês de setembro. Os investidores seguiram atentos ao cenário local, com temas como o risco fiscal e o aquecimento da economia brasileira sendo foco de atenção. Já no exterior, os próximos cortes de juros pelo Fed ocupou os holofotes.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 04h55 – Alemanha/S&P Global/HCOB: PMI industrial final de setembro
▪️ 05h00 – Zona do euro/S&P Global/HCOB: PMI industrial final de setembro
▪️ 05h30 – Reino Unido S&P Global /CIPs: PMI industrial final de setembro
▪️ 06h00 – Zona do euro Eurostat: CPI e Núcleo do CPI preliminares de setembro
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S e confiança empresarial de setembro
▪️ 10h00 – Brasil/ S&P Global: PMI Industrial de setembro
▪️ 10h45 – EUA S&P Global: PMI industrial final de setembro
▪️ 11h00 – EUA ISM: PMI industrial de setembro
▪️ 11h00 – EUA/Deptº do Trabalho: Relatório de abertura de vagas (Jolts) de agosto
▪️ 11h00 – EUA/Deptº do Comércio: investimentos em construção de agosto

Eventos
▪️ 12h00 – EUA/Fed: Raphael Bostic discursa na abertura de conferência institucional e faz mediação de painel com Lisa Cook
▪️ 12h20 – BC: Campos Neto faz palestra em evento
▪️ 19h15 – EUA/Fed: Tom Barkin (Richmond) e Susan Collins (Boston) participam de conferência institucional
▪️ 22h00 – EUA: Candidatos à vice-presidência Tim Walz e JD Vance participam de debate

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile