Pré-mercado

Café com BPM: bolsas mundiais sobem à espera do Payroll

Os três principais índices de Nova York estão prestes a encerrar a semana encurtada pelo feriado em alta

Foto: Freepik
Foto: Freepik

As bolsas globais apresentaram ganhos no último pré-mercado desta sexta-feira (5), após o feriado, com investidores aguardando ansiosamente os dados do mercado de trabalho. 

O foco dos investidores hoje está no relatório de emprego (payroll) que será divulgado nos EUA às 9h30, após o feriado do Dia da Independência.

Dependendo dos números de novas vagas de trabalho, as expectativas de cortes nas taxas de juros americanas no segundo semestre podem ser renovadas ou não. A previsão é de criação de 200 mil vagas, comparado às 272 mil do mês anterior.

No cenário local, o destaque foi para as ações de empresas de eletrônicos como Samsung e LG, que impulsionaram a bolsa de Seul a atingir seu maior nível em 29 meses, devido à previsão de significativos aumentos nos lucros trimestrais. Em outros mercados, houve oscilações variadas.

EUA

Os três principais índices de Nova York estão prestes a encerrar a semana encurtada pelo feriado em alta. O Nasdaq e o S&P 500 registraram ganhos semanais de 2,5% e 1%, respectivamente, ambos atingindo novas máximas históricas e recordes intradiários na quarta-feira.

Já o Dow Jones teve um desempenho mais modesto, com uma alta de aproximadamente 0,5% na semana.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,04%

S&P 500 Futuro: +0,05%

Nasdaq Futuro: +0,14%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam majoritariamente em queda, com investidores aguardando novos dados do mercado de trabalho dos EUA, que podem influenciar a trajetória das taxas de juros americanas.

Shanghai SE (China), -0,26%

Nikkei (Japão): 0,00%

Hang Seng Index (Hong Kong): +1,27%

Kospi (Coreia do Sul): +1,32%

ASX 200 (Austrália): -0,12%

Bolsas europeias

Enquanto isso, os mercados europeus operam em alta, reagindo à vitória esmagadora do Partido Trabalhista nas eleições do Reino Unido.

Analistas preveem que a vitória do Partido Trabalhista possa impulsionar os mercados britânicos ao longo do tempo, especialmente no setor de construção de casas.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,28%

DAX (Alemanha): +0,92%

CAC 40 (França): +0,47%

FTSE MIB (Itália): +0,64%

STOXX 600: +0,45%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última quinta-feira (4) com alta de 0,40%, aos 126.163,98 pontos. O dólar comercial caiu 1,49%, a R$ 5,48.

A esperada recuperação do Ibovespa vem junto com a mudança de postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e membros de seu governo, com declarações voltadas ao controle de gastos públicos e seriedade com a questão fiscal do Brasil.

Radar corporativo

Uma das iniciativas da Petrobras (PETR4) para incentivar a construção naval no Brasil, o desmonte de plataformas de petróleo, agora está passando por problemas no primeiro contrato assinado pela gestão, tornando ainda mais difícil a situação do Estaleiro Rio Grande.

O fundador e ex-CEO da Amazon (AMZO34)Jeff Bezos, anunciou que pretende se desfazer de 25 milhões de ações da companhia. O montante corresponde ao valor de US$ 5 bilhões.

Agenda do dia

Veja a agenda desta sexta-feira (5)

Indicadores

  • 06h00 – Zona do euro/Eurostat: vendas no varejo de maio
  • 09h30 – EUA/Dept°. do Trabalho: relatório mensal de empregos (payroll) de junho
  • 14h00 – EUA/Baker Hughes: poços de petróleo em operação

Eventos

  • 06h40 – Índia: John Williams (Fed/NY) participa de painel
  • 14h15 – França: Christine Lagarde (BCE) participa de evento
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile