Pré-mercado

Café com BPM: bolsas no vermelho em meio à tensão entre Israel e Irã

O conflito se intensifica à medida que Israel promete retaliar o Irã, alimentando temores de uma possível escalada militar entre as nações

Foto: Canva
Foto: Canva

As bolsas globais iniciam o pré-mercado desta quinta-feira (3) com quedas majoritárias diante da escalada de tensão no Oriente Médio.

O conflito entre Israel e Irã se intensifica à medida que Israel promete retaliar o Irã, alimentando temores de uma possível escalada militar entre as nações.

“Embora o mercado de ações esteja lidando com várias preocupações — incluindo a escalada das tensões no Oriente Médio, uma greve portuária e a incerteza eleitoral —, a liquidez é fundamental e há bastante [disponível] agora que o Fed começou a cortar as taxas de juros… isso significa que os mercados podem continuar subindo gradualmente,” disse Mary Ann Bartels, estrategista-chefe de investimentos da Sanctuary Wealth, à CNCB.

EUA

Os futuros das bolsas americanas começaram esta quinta-feira (3) em baixa, após uma sessão anterior de leves altas, impulsionadas principalmente pela valorização de ações de empresas do setor de petróleo e pela recuperação de empresas de tecnologia, que contribuíram para sustentar os índices em Nova York.

Após o fechamento do mercado, as ações da Levi Strauss caíram cerca de 10% devido aos resultados mistos divulgados no terceiro trimestre fiscal. 

Nesta manhã, os principais índices estão em queda, refletindo o aumento da aversão ao risco por parte dos investidores, que se preocupam com as incertezas geradas pelo conflito no Oriente Médio, especialmente após o início das operações terrestres de Israel no Líbano.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,36%

S&P 500 Futuro: -0,35%

Nasdaq Futuro: -0,49%

Bolsas asiáticas

Nos mercados da Ásia-Pacífico, as ações de Hong Kong devolveram os ganhos de ontem e encerraram em baixa, sugerindo que o rali impulsionado pelos pacotes de estímulo na China perdeu fôlego. Enquanto isso, tanto o índice Nikkei quanto o ASX 200 registraram avanços ao final da sessão.

Shanghai SE (China), fechado devido a feriado

Nikkei (Japão): +1,97%

Hang Seng Index (Hong Kong): -1,47%

Kospi (Coreia do Sul), fechado devido a feriado

ASX 200 (Austrália): 0,09%

Bolsas europeias

Na Europa, as bolsas começaram o dia em baixa, puxadas principalmente pelos setores de mineração e tecnologia. Os investidores da região estão atentos à divulgação do índice de preços ao produtor, um indicador chave da inflação na Zona do Euro.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,03%

DAX (Alemanha): -0,92%

CAC 40 (França): -1,11%

FTSE MIB (Itália): -1,04%

STOXX 600: -0,88%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última quarta-feira (2) com alta de 0,77%, aos 133.514,94 pontos. O dólar comercial subiu 0,36%, a R$ 5,44.

O otimismo do mercado com a Bolsa brasileira se reestabeleceu após a agência de classificação de risco, Moody’s, ter elevado a nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1, na terça-feira (1º). A partir da avaliação, o País se aproximou do grau de investimento.

Radar corporativo

Google (GOGL34) Brasil manifestou interesse em rescindir o contrato de locação de quatro conjuntos comerciais no edifício Sky Corporate, situado no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo (SP).

A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (2) em fato relevante divulgado pelo FII (Fundo de Investimento Imobiliário) Pátria Edifícios Corporativos (PATC11), proprietário do imóvel.

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 04h55 – Alemanha: PMI/S&P Global composto de setembro
▪️ 05h00 – Zona do euro: PMI/S&P Global composto de setembro
▪️ 05h30 – Reino Unido: PMI/S&P Global composto de setembro
▪️ 06h00 – Zona do euro: PPI de agosto
▪️ 09h30 – Tesouro: Governo Central de agosto
▪️ 09h30 – EUA: Pedidos de auxílio-desemprego
▪️ 10h45 – EUA: PMI/S&P Global composto de setembro
▪️ 11h00 – EUA/ISM: PMI de serviços de setembro
▪️ 11h00 – EUA: Encomendas à indústria de agosto

Eventos
▪️ 15h00 – Lula convoca Fazenda, Saúde, Esporte, Casa Civil e Desenvolvimento Social para reunião sobre bets
▪️ 10h00 – Tesouro: Secretário Rogério Ceron comenta dados do governo central de agosto
▪️ 11h40 – EUA: Raphael Bostic (Fed) participa de conferência
▪️ 13h30 – BC: Campos Neto faz palestra em evento da Universidade de Princeton
▪️ 18h00 – BC: Campos Neto faz palestra em evento promovido por BlackRock e Mercado Bitcoin

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile