Pré-mercado

Café com BPM: bolsas operam em queda em meio à tensão global

No sábado (12), Trump divulgou que os EUA vão impor tarifas de 30% sobre produtos importados da União Europeia e do México

Ibovespa
Ibovespa / Foto: CanvaPro

As bolsas globais apresentam movimentos negativos nesta segunda-feira (14), enquanto os mercados avaliam a nova rodada de tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump. Além disso, nesta semana também tem início a temporada de balanços trimestrais.

No sábado (12), Trump divulgou que os EUA vão impor tarifas de 30% sobre produtos importados da União Europeia e do México a partir de 1º de agosto. Em resposta, líderes mexicanos e europeus demonstraram interesse em manter o diálogo com Washington ao longo do mês. O objetivo é arrefecer a alíquota.

EUA

Os índices futuros norte-americanos operam em queda com a nova leva de tarifas de Trump, mas as atenções também se voltam para a temporada de balanços. Grandes bancos, incluindo JPMorgan, divulgarão seus relatórios trimestrais a partir de terça-feira (15). 

As divergências entre o governo dos EUA e o Fed (Federal Reserve) voltaram a receber atenção no último domingo (13). O diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, afirmou em entrevista à ABC News, que Trump poderia destituir o presidente do Fed, Jerome Powell. 

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,32%

S&P 500 Futuro: -0,33%

Nasdaq Futuro: -0,33%

Bolsas asiáticas

As bolsas asiáticas fecham em sentido negativo, com investidores avaliando o impacto das tarifas de 30% impostas pelo presidente dos EUA à União Europeia e ao México.

Shanghai SE (China), +0,27%

Nikkei (Japão): -0,28%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,26%

Kospi (Coreia do Sul): +0,83%

ASX 200 (Austrália): -0,11%

Bolsas europeias

Na Europa, as bolsas operam em sentido negativo, também repercutindo a nova medida de Trump. 

STOXX 600: -0,48%

DAX (Alemanha): -0,86%

FTSE 100 (Reino Unido): +0,22%

CAC 40 (França): -0,66%

FTSE MIB (Itália): -0,56%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta sexta-feira (11) com queda de 0,41%, aos 136.187,31 pontos. O dólar comercial subiu 0,10%, a R$ 5,55.

A taxa de 50% imposta pelos EUA ainda está entalada na garganta do Ibovespa, que fechou em queda mais uma vez. O analista de investimentos do Andbank, Fernando Bresciani descreve o cenário como “caos perfeito”: a mistura do impasse do IOF, que gera ruído localmente, e o mercado atento às tarifas de Trump internacionalmente.

“Ou seja, o dia foi marcado por incertezas, volatilidade e expectativa por dados que tragam mais clareza ao cenário econômico global.” afirmou Bresciani

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus

▪️ 09h00 – BC: IBC-Br em maio

▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal

▪️ 23h00 – China: PIB/2Tri

▪️ 23h00 – China: Vendas no varejo em junho

▪️ 23h00 – China: Produção industrial em junho

Eventos

▪️ Bélgica: Ministros das Relações Exteriores da UE discutem tarifas de Trump e negociações com EUA