Pré-mercado

Café com BPM: bolsas operam mistas à espera de emprego nos EUA

A sexta-feira (7) começa com notícias da China, que reportou exportações acima das expectativas em maio

Foto: unsplash
Foto: unsplash

As bolsas mundiais operam com variações mistas no último pré-mercado da semana. 

A sexta-feira (7) começa com notícias da China, que reportou exportações acima das expectativas em maio, embora o crescimento das importações tenha ficado aquém do esperado, conforme divulgado na madrugada. 

Antes da abertura dos mercados, serão anunciados o PIB do primeiro trimestre na zona do euro e a decisão de política monetária do Banco Central da Rússia. 

No entanto, o grande destaque é o relatório de empregos dos EUA, o “Payroll”, programado para 9h30, que pode fortalecer as previsões de dois cortes nas taxas de juros nos EUA ainda este ano, com o primeiro esperado para setembro.

EUA

Os índices futuros dos EUA estão oscilando sem direção definida, enquanto os investidores aguardam a divulgação do relatório de empregos não agrícolas (payroll) às 9h30.

Este relatório surge após o Banco Central Europeu ter reduzido as taxas de juros na quinta-feira, pela primeira vez desde 2019, aumentando a pressão sobre o Fed para possivelmente afrouxar a política monetária.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,02%

S&P 500 Futuro: 0,00%

Nasdaq Futuro: +0,09%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos terminaram a sexta-feira de forma mista, influenciados por dados variados da balança comercial da China e pela expectativa da importante pesquisa sobre o mercado de trabalho dos EUA.

Shanghai SE (China), +0,08%

Nikkei (Japão): -0,05%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,59%

Kospi (Coreia do Sul): +1,23%

ASX 200 (Austrália): +0,49%

Bolsas europeias

Os mercados europeus estão em baixa, após terem alcançado níveis recordes na sessão anterior, quando o Banco Central Europeu deu início ao ciclo de flexibilização monetária.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,62%

DAX (Alemanha): -0,74%

CAC 40 (França): -0,76%

FTSE MIB (Itália): -0,63%

STOXX 600: -0,36%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última quinta-feira (6) com alta de 1,23%, aos 122.898,49 pontos. O dólar comercial caiu 0,89%, a R$ 5,24.

O setor de commodities foi de grande ajuda ao Ibovespa nesta sessão, levando o índice a se recuperar das perdas sequentes dos últimos dias. A alta do minério-de-ferro e do petróleo, foram os principais impulsos para isso.

Radar corporativo

Petrobras (PETR4) anunciou nesta quinta-feira (6) que a diretoria executiva aprovou a reativação da sua fábrica de fertilizantes ANSA (Araucária Nitrogenados S.A.), situada no Paraná. A unidade estava hibernando desde 2020.

Além disso, o investidor Nelson Tanure propôs aos Godoy Bueno a fusão entre a Alliança (AALR3), rede de medicina diagnóstica adquirida por Tanure em 2022, e o Grupo Dasa (DASA3), controlado pela família.

Agenda do dia

A semana se encerra com a divulgação do relatório de empregos (payroll) de maio nos Estados Unidos.

Brasil:

  • 8h: Índice IGP-DI de maio
  • 10h: Anfavea divulga a produção de veículos de maio
  • 10h30: Campos Neto faz palestra no evento Monte Bravo Experience, promovido pela Monte Bravo Corretora, em São Paulo
  • 12h: Gabriel Galípolo participa de evento promovido pelo Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UNB), em Brasília
  • 15h30: Haddad concede entrevista na Universidade de São Paulo (USP)

EUA:

  • 9h30: Relatório de emprego payroll
  • 11h: Estoques no atacado
  • 12h: Lisa Cook, do Fed, discursa em evento
  • 14h: Contagem de sondas Baker Hughes