
As bolsas globais começam o dia em instabilidade. As ações de semicondutores subiram no after hours nos EUA após Trump autorizar a exportação de chips H200 da Nvidia, AMD e Intel para a China. À véspera do Fed, o mercado precifica corte de 25 pontos-base e acompanha os relatórios de emprego Jolts e ADP. No Brasil, a atenção está no Copom e nos desdobramentos da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência.
Agenda econômica do dia
Terça-feira, 9/12
- 12h00 — EUA: Ofertas de Emprego JOLTS
- 18h30 — EUA: Estoques de Petróleo Bruto API
- 22h30 — China: IPC
- 22h30 — China: IPP
EUA
Nos EUA, os futuros de ações avançam levemente nesta terça-feira (9), em um movimento de cautela antes da decisão do Federal Reserve. Além da expectativa por um corte de 25 pontos-base, investidores acompanham os indicadores de trabalho, o relatório Jolts, que mede a abertura de vagas em setembro, e os dados de criação de empregos no setor privado divulgados pela ADP.
O setor de tecnologia também segue no foco. A Nvidia operava estável no pré-mercado, com leve alta de 0,03%, após Donald Trump afirmar que pretende liberar a venda do chip H200 para a China, mediante tarifa de 25%. Segundo o republicano, Xi Jinping teria reagido de forma “positiva” à proposta, embora ainda não haja clareza sobre uma autorização formal de Pequim. A sinalização impulsionou, no after hours, fabricantes como AMD e Intel, que também devem ser beneficiadas pela flexibilização.
Coração de índices futuros:
Dow Jones Futuro: +0,11%
S&P 500 Futuro: +0,08%
Nasdaq Futuro: +0,05%
Bolsas da Ásia
A sessão asiática acompanhou o tom mais cauteloso vindo de Wall Street. As bolsas da região recuaram nesta terça-feira, refletindo o ajuste dos investidores após Nova York devolver parte dos ganhos recentes diante da expectativa por um novo corte de juros pelo Federal Reserve amanhã.
A única exceção foi o Japão, onde o índice Nikkei 225 avançou 0,14%, destoando do ambiente negativo. Na China, a pressão foi mais forte em Hong Kong, com o Hang Seng caindo 1,29%, enquanto Xangai recuou 0,37% e Shenzhen, 0,40%.
Na Coreia do Sul, o Kospi cedeu 0,27%, e, em Taiwan, o índice Taiex da Bolsa de Taipé caiu 0,43%, completando um pregão amplamente marcado por correções antes da decisão do Fed.
Europa
As bolsas europeias operam mistas nesta terça-feira, em compasso de espera pela decisão do Federal Reserve na quarta-feira (10). Por volta das 7h28 (de Brasília), o Stoxx 600 subia 0,03%, enquanto Frankfurt avançava 0,45%, Londres ganhava 0,07% e Paris recuava 0,35%. Milão subia 0,43%, Madri caía 0,07% e Lisboa tinha baixa de 0,79%.
Entre as ações, BMW caía 0,25% após anunciar Milan Nedeljkovic como futuro CEO, enquanto GEA Group e Rheinmetall subiam mais de 2% em Frankfurt. Em Paris, Thales avançava 3,44% e Crédit Agricole, 1,60%. Em Madri, IAG recuava, enquanto Indra, Acciona e Mapfre registravam altas.