Pré-mercado

Café com BPM: bolsas recuam à espera de ata do Fed 

Balanços de grandes varejistas e a ata do Fed são o foco, ao passo que analistas avaliam impacto das tarifas de Trump

Foto: Ibovespa/CanvaPro
Foto: Ibovespa/CanvaPro

As bolsas globais registram queda na manhã  desta quarta-feira (20), após a forte queda das ações norte-americanas de tecnologia no pregão anterior. Além disso, investidores aguardam a divulgação da ata do Fed (Federal Reserve), em busca de pistas sobre as perspectivas para a economia e os rumos da política de juros.

A divulgação da ata da reunião de julho do Fed está prevista para ser para a tarde. Na ocasião, as autoridades monetárias mais uma vez mantiveram as taxas de juros inalteradas, mas os governadores do Fed, Christopher Waller e Michelle Bowman, discordaram , marcando a primeira vez que dois membros votantes do Fed o fizeram desde 1993.

No radar corporativo, investidores aguardam os resultados das varejistas Target, Lowe’s e TJX Cos.

EUA 

O apetite dos investidores por Big Techs mostra sinais de enfraquecimento, ao passo que setores antes pressionados começam a se recuperar. Na véspera, a Home Depot superou as expectativas de lucro, com o avanço das vendas nos EUA impulsionando suas ações.

Cotação de índices futuros:

Dow Jones Futuro: -0,26%

S&P 500 Futuro: -0,26%

Nasdaq Futuro: -0,33% 

Bolsas asiáticas 

As bolsas da Ásia fecharam sem direção definida nesta quarta-feira, pressionados por sinais de enfraquecimento das exportações do Japão e pela expectativa em torno de possíveis indicações de um corte de juros nos EUA. 

As exportações do Japão caíram 2,6% em julho, em relação ao mesmo período do ano anterior, registrando a maior queda em mais de quatro anos. A contração foi mais acentuada do que a previsão de contração de 2,1% em pesquisa da Reuters e em comparação com o declínio de 0,5% em junho.

Shanghai SE (China), +1,04%

Nikkei (Japão): -1,51%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,17%

Nifty 50 (Índia): +0,21%

ASX 200 (Austrália): +0,25%

Europa 

As bolsas europeias operam em queda nesta manhã, acompanhando a liquidação recente das ações de tecnologia em Wall Street. Apesar de não ter havido um gatilho específico para o movimento, analistas apontam uma combinação de fatores, entre eles a crescente influência do presidente Donald Trump sobre o setor e um ambiente global de maior aversão ao risco

STOXX 600: -0,17%

DAX (Alemanha): -0,51%

FTSE 100 (Reino Unido): -0,19%

CAC 40 (França): -0,29%

FTSE MIB (Itália): -0,32% 

Ibovespa: relembre a véspera 

Principal índice acionário do Brasil, oIbovespa fechou em forte queda na sessão desta terça-feira (19) com uma recessão de 2,10%, aos 134.432,26 pontos. O dólar comercial subiu 1,22%, cotado a R$ 5,500.

As ações dos bancos despencaram, após receio de que o STF (Supremo Tribunal Federal) aplique punições às instituições que acatem as sanções aplicadas pelos EUA ao ministro Alexandre de Moraes. Além disso, as ações da Raízen voltaram a cair após a Petrobras negar investimento na joint venture.

O ministro do STF, Flávio Dino determinou que ordens judiciais e executivas de governos estrangeiros não têm eficácia no Brasil, a menos que sejam homologadas.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 03h00 – Alemanha/Destatis: PPI de julho
▪️ 03h00 – Reino Unido/ONS: CPI de julho
▪️ 06h00 – Zona do euro/Eurostat: CPI final de julho
▪️ 07h00 – Genial/Quaest divulga pesquisa sobre avaliação do governo e temas de conjuntura
▪️ 11h30 – EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 15/8
▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal
▪️ 15h00 – EUA: Fed divulga ata da última reunião de política monetária
▪️ 21h30 – Japão/S&P Global/Jibun Bank: PMI composto preliminar de agosto

Eventos
▪️ Cade deve julgar mérito da operação de fusão entre BRF e Marfrig
▪️ 04h30 – Suíça/BCE: Christine Lagarde participa de encontro do Conselho Internacional de Negócios, do Fórum Econômico Mundial
▪️ 12h00 – EUA/Fed: Christopher Waller discursa em evento
▪️ 14h00 – Haddad participa amanhã do 1º Seminário de Governança, Riscos, Controle e Integridade, às 14h, com transmissão pelo YouTube
▪️ 16h00 – EUA: Raphael Bostic (Fed/Atlanta) discute economia em painel
▪️ 18h00 – Tarcísio deve participar da Conferência Anual do Santander