Pré-mercado

Café com BPM: bolsas recuam à espera do Payroll

As estimativas indicam a criação de 200 mil vagas de emprego em novembro, uma recuperação em relação aos números fracos de outubro

Foto: Freepik
Foto: Freepik

As bolsas globais apresentam uma queda predominante no pré-mercado desta sexta-feira (6), enquanto os investidores aguardam os dados do relatório de empregos não agrícolas, chamado payroll, que podem influenciar diretamente as expectativas sobre a política monetária do Fed (Federal Reserve).

As estimativas indicam a criação de 200 mil vagas de emprego em novembro, uma recuperação em relação aos números fracos de outubro, que foram afetados por furacões e greves. A taxa de desemprego provavelmente subiu de 4,1% para 4,2%.

Os contratos futuros apontam uma probabilidade de 70% de um corte na taxa de juros pelo Fed em 18 de dezembro.

EUA

Em outras notícias, o presidente eleito Donald Trump anunciou a escolha do ex-senador David Perdue para o cargo de embaixador dos EUA na China. Trump optou por um ex-político com experiência no setor empresarial para ajudar a restaurar as relações deterioradas, marcadas por desconfiança e tensões comerciais.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,04%

S&P 500 Futuro: -0,04%

Nasdaq Futuro: +0,03%

Bolsas asiáticas

Nos mercados asiáticos, as ações no Japão, na Coreia do Sul e na Austrália apresentaram queda, enquanto na China houve uma alta nas ações, sinalizando que os investidores estão se posicionando na expectativa de novas medidas de estímulo econômico, previstas para serem discutidas em uma importante reunião de política que teve início na quarta-feira.

A Coreia do Sul também se tornou foco, com o won diminuindo as perdas de quedas anteriores, após o comandante das Forças Especiais do Exército do país afirmar que não haverá uma segunda lei marcial.

Shanghai SE (China), +1,05%

Nikkei (Japão): -0,77%

Hang Seng Index (Hong Kong): +1,56%

Kospi (Coreia do Sul): -0,56%

ASX 200 (Austrália): -0,64%

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam em alta enquanto os investidores digerem os últimos acontecimentos políticos na França.

Após uma votação que resultou na queda do governo minoritário do primeiro-ministro francês Michel Barnier na noite de quarta-feira — uma moção que contou com o apoio de parlamentares de esquerda e direita, após Barnier forçar a aprovação de um orçamento contestado sem votação formal — o presidente Emmanuel Macron fez um discurso enérgico, criticando os políticos por não considerarem os interesses dos eleitores.

Macron afirmou que continuará cumprindo o restante de seu mandato, que o manterá no cargo até 2027.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,04%

DAX (Alemanha): -0,08%

CAC 40 (França): +0,27%

FTSE MIB (Itália): +0,26%

STOXX 600: -0,01%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última quinta-feira (5) com alta de 1,40%, aos 127.857,58 pontos. O dólar comercial caiu 0,60%, a R$ 6,01, sendo a terceira baixa seguida frente ao real.

O Ibovespa repercutiu positivamente a decisão da Câmara dos Deputados em aprovar o regime de urgência para discussão do pacote fiscal do governo.

Radar corporativo

Apple (AAPL34), uma das empresas mais valiosas do mundo, tem realizado cada vez mais esforços para incorporar IA (Inteligência Artificial) em seus dispositivos. Essa movimentação vem permeada por um mercado extremamente competitivo e investidores acompanhando de perto os altos custos para a implementação da tecnologia.

“Apesar de seu esforço em incorporar IA aos dispositivos, as vendas não atingiram as expectativas”, comentou Bruna Alleman, head da mesa internacional da Nomos, ao BP Money.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 04h00 – Alemanha/Destatis: Produção industrial – out
▪️ 07h00 – Zona do euro/Eurostat: PIB do 3º tri (preliminar)
▪️ 08h00 – Brasil/FGV: IGP-DI de novembro
▪️ 09h00 – Brasil/BC: Captação da poupança – novembro
▪️ 10h30 – EUA/Deptº do Trabalho: Payroll de novembro
▪️ 12h00 – EUA/Univ. Michigan: Sentimento do consumidor – dez
▪️ 15h00 – EUA/Baker Hugues: Poços de petróleo em operação
▪️ 17h00 – EUA/Fed: Crédito ao consumidor em outubro

Eventos
▪️ 11h15 – EUA/Fed: Michelle Bowman discursa
▪️ 12h30 – EUA: Austan Goolsbee (Fed de Chicago) discursa
▪️ 14h00 – EUA: Beth Hammack (Fed de Cleveland) discursa
▪️ 15h00 – EUA: Mary Daly (Fed de San Francisco) discursa
▪️ 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul