Fonte: reprodução/Mspost
Fonte: reprodução/Mspost

As bolsas globais operam no vermelho nesta manhã de terça-feira (4), a medida que os mercados aguardam novos balanços corporativos. Nesse compasso positivo, os índices futuros dos EUA avançam após o S&P 500 e o Nasdaq fecharam em alta devido ao entusiasmo contínuo em torno do setor de inteligência artificial.

A Amazon (AMZO34) registrou um fechamento recorde após anunciar uma nova parceria com a OpenAI. A Nvidia também registrou forte, com avanço de cerca de 2% depois de assegurar licenças de exportação para enviar seus chips aos Emirados Árabes Unidos.

Resultados sólidos no 3º trimestre e altos investimentos em IA pelos grandes players de nuvem seguem sustentando o otimismo dos investidores. As ações da Palantir caíram mais de 5% no after-market, mesmo com números acima das projeções, por percepção de valorização excessiva. Nesta terça, os destaques são AMD, Uber, Spotify e SuperMicro.

EUA

Com o shutdown nos EUA suspendendo a divulgação de vários indicadores e o Fed dividido sobre os rumos da política monetária, investidores recorreram a pesquisas privadas.

Nesse sentido, o índice ISM apontou para um cenário fraco para a indústria, apesar das tarifas do presidente Donald Trump destinadas a impulsionar o setor. Já os dados do JOLTS não devem ser publicados, deixando o foco no relatório de empregos da ADP, previsto para quarta-feira.

Cotação de índices futuros:
Dow Jones Futuro: -0,73%
S&P 500 Futuro: -0,96%
Nasdaq Futuro: -1,28%

Bolsas da Ásia

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira, em um pregão sem grandes catalisadores. A contração veio após o avanço de dois importantes índices de Wall Street na noite anterior, impulsionados pelo otimismo com o setor de tecnologia.

Shanghai SE (China), -0,41%
Nikkei (Japão): -1,74%
Hang Seng Index (Hong Kong): -0,79%
Nifty 50 (Índia): -0,38%
ASX 200 (Austrália): -0,91%

Europa

As bolsas europeias registraram queda nesta manhã, revertendo o sentimento positivo observado no início do novo mês de negociações. No momento os investidorees estão à espera de resultados da BP, Philips, Geberit, Ferrari e mais empresas.

STOXX 600: -1,22%
DAX (Alemanha): -1,60%
FTSE 100 (Reino Unido): -0,16%
CAC 40 (França): -1,39%
FTSE MIB (Itália): -1,12%

Ibovespa: relembre a véspera

O Ibovespa fechou a sessão desta segunda-feira (03) com uma alta de 0,61%, aos 150.454 pontos, seguindo ritmo acelerado da última semana, quando registrou cinco recordes consecutivos no fechamento. Essa é a primeira vez que o principal índice acionário brasileiro fecha acima dos 150 mil pontos.
Petroleiras e bancos impulsionaram o principal índice da B3 na sessão. As ações da Petrobras (PETR4) e da Prio (PRIO3) avançaram 1,18% e 1,14%, respectivamente.
No setor financeiro, o Itaú Unibanco (ITUB4) superou a Petrobras e se tornou a empresa mais valiosa da B3, com um valor de mercado de R$ 401,9 bilhões. As ações da empresa valorizaram 1,66% no dia. Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) seguiram com acréscimo de 1,10% e 1,22% na sessão, respectivamente.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 05h00 – Fipe: IPC de outubro
▪️ 09h00 – IBGE: Pesquisa Industrial Mensal de setembro
▪️ 20h50 – Japão: BoJ publica ata da penúltima reunião de política monetária
▪️ 22h45 – China/S&P Global/RatingDog: PMI composto final de outubro

Eventos
▪️ 04h40 – Bulgária/BCE: Christine Lagarde discursa em evento
▪️ 08h35 – Espanha/Fed: Michelle Bowman participa da Conferência Bancária Internacional do Santander
▪️ 09h00 – Haddad participa do Bloomberg Green Summit
▪️ 10h00 – Primeira sessão da reunião de decisão de juros do Copom

Balanços
▪️ EUA/após o fechamento: AMD, Super Micro Computer e AIG
▪️ Brasil/antes da abertura: Embraer e Klabin
▪️ Brasil/após o fechamento: C&A, CSN, CSN Mineração, GPA, Iguatemi, Itaú, Prio e RD Saúde