As bolsas internacionais exibem comportamentos variados na manhã desta terça-feira (1º), após o índice S&P 500 atingir uma nova máxima histórica no dia anterior.
Um dos destaques do dia é o encontro em Sintra, Portugal, previsto para as 10h30 (horário de Brasília), que reúne os presidentes dos principais bancos centrais: Jerome Powell (Fed), Kazuo Ueda (BoJ), Andrew Bailey (BoE) e Christine Lagarde (BCE).
A pauta econômica global também traz a divulgação dos índices PMI do setor industrial tanto na Europa quanto nos EUA.
No Brasil, a agenda econômica traz o lançamento do Plano Safra, mas o foco se volta para a tensão institucional, após o governo decidir acionar a Justiça para preservar o decreto presidencial que aumentou as alíquotas do IOF — movimento que pode aprofundar o embate político em Brasília.
EUA
Nos EUA, será publicado o relatório Jolts, que mede a abertura de vagas de trabalho — um dado relevante na semana que antecede o payroll de quinta-feira e que pode influenciar as expectativas sobre cortes antecipados nas taxas de juros.
Em Nova York, os investidores também acompanham de perto as tratativas comerciais e os impactos potenciais da proposta tributária de Donald Trump.
Os futuros de Wall Street recuam nesta terça após o S&P 500 registrar o melhor desempenho trimestral desde 2023.
A cautela predomina, com os mercados avaliando os desdobramentos das negociações comerciais e o impasse em torno da proposta fiscal apresentada por Trump no Congresso.
Na sessão anterior, os principais índices acionários dos EUA avançaram, com S&P 500 e Nasdaq renovando seus picos históricos.
O clima positivo foi alimentado por sinais de progresso nas conversas comerciais entre os EUA, Canadá e União Europeia, apesar da proximidade do prazo de 9 de julho, quando podem ser retomadas tarifas retaliatórias propostas pela administração Trump.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,06%
S&P 500 Futuro: -0,16%
Nasdaq Futuro: -0,22%
Bolsas asiáticas
Na Ásia, os mercados encerraram o pregão de forma desigual, refletindo tanto os ganhos recentes em Wall Street quanto a preocupação com os possíveis impactos das medidas protecionistas de Washington.
O prazo de 90 dias para suspensão das tarifas está prestes a se encerrar, o que adiciona incerteza ao cenário.
O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, declarou ontem que “alguns países estão negociando de forma construtiva”, mas alertou que, diante da resistência de certos parceiros, as tarifas podem voltar aos patamares anunciados em 2 de abril.
Em Hong Kong, os mercados permaneceram fechados por conta de um feriado local
Shanghai SE (China), +0,39%
Nikkei (Japão): -1,24%
Hang Seng Index (Hong Kong): fechado por feriado
Kospi (Coreia do Sul): +0,58%
ASX 200 (Austrália): -0,01%
Bolsas europeias
Na Europa, os índices operam de maneira indefinida, com os investidores aguardando os dados de inflação da zona do euro.
STOXX 600: -0,18%
DAX (Alemanha): -0,34%
FTSE 100 (Reino Unido): -0,02%
CAC 40 (França): -0,37%
FTSE MIB (Itália): -0,40%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta segunda-feira (30) com alta de 1,45%, aos 138.854,60 pontos. O dólar comercial desceu 0,91 %, a R$5,43.
Em meio a um cenário interno ainda muito marcado pelas discussões relacionadas ao IOF, os dados de pesquisas divulgados nessa segunda estiveram entre os principais insumos para o pregão da B3.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 04h55 – Alemanha/S&P Global/HCOB: PMI industrial final de junho
▪️ 05h00 – Zona do euro/S&P Global/HCOB: PMI industrial final de junho
▪️ 05h30 – Reino Unido/S&P Global /CIPs: PMI industrial final de junho
▪️ 06h00 – Zona do euro/Eurostat: CPI preliminar de junho
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S de junho
▪️ 10h45 – EUA/S&P Global: PMI industrial final de junho
▪️ 11h00 – EUA/ISM: PMI industrial de junho
▪️ 11h00 – EUA/Deptº do Trabalho: Relatório de abertura de vagas (Jolts) de maio
▪️ 11h00 – EUA/Deptº do Comércio: Investimentos em construção de maio
Eventos
▪️ 11h00 – Lula participa de cerimônia para apresentação dos detalhes do Plano Safra 2025/26 para agricultura empresarial
▪️ 08h30 – Fazenda: Durigan participa de conferência do Citi em SP
▪️ 08h30 – BC: Guillen participa do ECB Forum on Central Banking 2025, em Sintra (Portugal)
▪️ 10h30 – Portugal: Presidentes de Fed, Jerome Powell, BCE, Christine Lagarde, BoE, Andrew Bailey, e BoJ, Kazuo Ueda, participam do Fórum de Sintra