As bolsas globais operam em território negativo na manhã desta terça-feira (14), após a China reagir aos EUA com uma nova leva de políticas comerciais. O movimento reavivou os temores de escalada nas tensões entre as duas maiores economias do mundo.
Como contrapartida a ameaça tarifária de Donald Trump, Pequim impôs sanções a cinco subsidiárias da empresa de construção naval sul-coreana Hanwha Ocean, vinculadas aos EUA, e ameaçou novas retaliações.
Além disso, os investidores também acompanham o início não oficial da temporada de balanços, com JPMorgan, Goldman Sachs e Citi previstos para divulgar seus resultados antes da abertura dos mercados.
EUA
No radar norte-americano, investidores devem acompanhar, nesta semana, as reuniões anuais do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial, em Washington. O FMI divulgará a nova edição do relatório Perspectivas Econômicas Mundiais, com projeções atualizadas para o crescimento global.
Os encontros contam com a presença de banqueiros centrais, ministros das Finanças e do Desenvolvimento, bem como de representantes do setor privado, da sociedade civil e da academia. Entre os principais temas estão a situação da economia mundial, a erradicação da pobreza e o desenvolvimento econômico.
Cotação de índices futuros:
Dow Jones Futuro: -0,50%
S&P 500 Futuro: -0,80%
Nasdaq Futuro: -1,06%
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam com baixa, ao passo que cresce as tensões entre EUA e China.
As ações da chinesa Wingtech recusaram 10% em Xangai, pelo segundo dia seguido, após o governo holandês assumir o controle de sua subsidiária Nexperia.
Shanghai SE (China), -0,62%
Nikkei (Japão): -2,58%
Hang Seng Index (Hong Kong): -1,73%
Nifty 50 (Índia): -0,43%
ASX 200 (Austrália): +0,19%
Europa
Já as bolsas europeias operam em baixa, revertendo o sentimento positivo do início da semana, apesar da ameaça de uma nova disputa comercial entre os EUA e a China.
STOXX 600: -0,61%
DAX (Alemanha): -0,94%
FTSE 100 (Reino Unido): -0,21%
CAC 40 (França): -0,72%
FTSE MIB (Itália): -0,84%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa fechou a semana em mais uma sessão em queda. O principal índice acionário brasileiro encerrou o pregão desta sexta-feira com uma baixa de 0,73%, aos 140.680 pontos. As recentes ameaças de novas tarifas a China por parte do presidente Trump tomaram o foco dos investidores.
A disputa entre os Estados Unidos e a China reacenderam após o presidente americano afirmar que deve elevar novamente as tarifas sobre exportações chinesas ao mercado do país devido ao controle da China sobre as terras raras.
A China impôs na última quinta-feira (9) novas regras para exportação de produtos que contenham mais de 0,1% de terras raras provenientes do país. Segundo o Ministério do Comércio do país será necessário que entidades estrangeiras obtenham licença tanto para exportar produtos das terras quanto para confeccionar utilizando tecnologia chinesa.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 03h00 – Alemanha/Destatis: CPI de setembro
▪️ 05h00 – França: AIE divulga relatório mensal de petróleo
▪️ 06h00 – Alemanha/ZEW: Índice de expectativas econômicas de outubro
▪️ 09h00 – IBGE: Pesquisa Mensal de Serviços de agosto
▪️ 09h00 – IBGE: Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de setembro
▪️ 16h00 – Argentina Indec: CPI de setembro
▪️ 22h30 – China/NBS: CPI e PPI de setembro
Eventos
▪️ EUA: Reuniões anuais do FMI e Banco Mundial
▪️ 09h45 – EUA/Fed: Michelle Bowman participa da reunião anual do Instituto de Finanças Internacionais (IIF)
▪️ 10h00 – Haddad participa de sessão de debate na CAE do Senado sobre projeto de reforma do IR
▪️ 13h20 – EUA/Fed: Jerome Powell discursa sobre política monetária e perspectivas econômicas na reunião anual do NABE
▪️ 14h00 – EUA/BoE: Andrew Bailey participa de painel na reunião anual do IIF
▪️ 14h00 – EUA: Galípolo se reúne com o CEO do Swift, Jávier Peres-Tasso, e com a Chief Corporate Officer, Rosemary Stone, em Washington
▪️ 15h00 – EUA: Galípolo participa da CXIX Reunião de Presidentes de Bancos Centrais membros do Centro de Estudos Monetários Latino-americanos (CEMLA)
▪️ 16h25 – EUA/Fed: Christopher Waller participa da reunião anual do IIF
▪️ 16h30 – EUA: Susan Collins (Fed/Boston) participa de evento da Câmara do Comércio de Greater Boston
▪️ 19h15 – EUA: Galípolo se reúne com o diretor-executivo e chefe de economia para a América Latina do Goldman Sachs, Alberto Ramos