As bolsas globais apresentam queda majoritária na manhã desta terça-feira (10), enquanto os investidores aguardam ansiosamente os dados de inflação que serão divulgados amanhã (11).
O resultado do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) é amplamente considerado um indicador crucial para ajustar as expectativas quanto à próxima decisão de política monetária do Fed (Federal Reserve).
Segundo economistas consultados pela Dow Jones, a previsão é de que o índice tenha avançado 0,3% em novembro, acumulando uma alta de 2,7% nos últimos 12 meses.
O relatório poderá oferecer novos insights sobre o ritmo da inflação nos EUA e influenciará as apostas de mercado sobre eventuais cortes nas taxas de juros.
EUA
No pregão estendido, as ações da Oracle recuaram mais de 7% após a empresa divulgar resultados fiscais do segundo trimestre abaixo das expectativas do mercado, frustrando as projeções de Wall Street.
Entre as empresas programadas para revelar seus balanços nesta terça-feira estão GameStop e Dave & Buster’s Entertainment, que devem atrair a atenção dos investidores.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,03%
S&P 500 Futuro: -0,09%
Nasdaq Futuro: -0,14%
Bolsas asiáticas
Na Ásia-Pacífico, os mercados encerraram o dia com desempenho misto. O destaque foi a valorização das ações na China, alimentadas pelo anúncio de novos estímulos econômicos por parte de Pequim.
O Politburo, liderado pelo presidente Xi Jinping, anunciou que adotará uma política monetária “moderadamente frouxa” em 2025, indicando possíveis reduções nas taxas de juros e encerrando quase 14 anos de estratégia “prudente”.
As atenções agora se voltam para a Conferência Central de Trabalho Econômico, que começa na quarta-feira e ocorre a portas fechadas.
Shanghai SE (China), +0,59%
Nikkei (Japão): +0,53%
Hang Seng Index (Hong Kong): -0,50%
Kospi (Coreia do Sul): +2,43%
ASX 200 (Austrália): -0,36%
Bolsas europeias
Enquanto isso, os mercados europeus operam em baixa, revertendo os ganhos da sessão anterior, em um movimento de cautela antes da divulgação do relatório de inflação dos Estados Unidos, previsto para esta semana.
FTSE 100 (Reino Unido): -0,44%
DAX (Alemanha): -0,18%
CAC 40 (França): -0,40%
FTSE MIB (Itália): -0,17%
STOXX 600: -0,22%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última segunda-feira (09) com alta de 1,00%, aos 127.210,19 pontos. O dólar comercial subiu 0,18%, a R$ 6,08.
Na primeira sessão da semana, o Ibovespa conseguiu angariar alta com o cenário externo sendo seu principal impulso, após as movimentações econômicas benéficas na China.
Agenda do dia
Indicadores
- ▪️04h00 – Alemanha/Destatis: CPI de novembro, final
- ▪️05h00 – Brasil/Fipe: IPC da 1ª quadrissemana de novembro
- ▪️08h00 – Brasil/FGV: IGP-M 1º decêndio de dezembro
- ▪️09h00 – Brasil/IBGE: IPCA de novembro
- ▪️10h00 – Brasil/ABCR: Fluxo de estradas pedagiadas – nov
- ▪️10h30 – EUA/Deptº do Trabalho: Custo da mão de obra no 3Tri
- ▪️20h50 – Japão/BoJ: PPI de novembro
Eventos
- ▪️09h00 – Sabatina na CAE do Senado dos indicados para a diretoria do BC
- ▪️12h00 – Dario Durigan (Fazenda) participa de almoço da FPE
- ▪️Diretores do BC participam do primeiro dia de reunião do Copom