Pré-mercado

Café com BPM: bolsas recuam com incertezas sobre Fed

Nos EUA, o grande destaque será a divulgação do relatório de empregos (payroll) de agosto

Ibovespa / Foto: CanvaPro
Ibovespa / Foto: CanvaPro

As bolsas globais operam em território negativo na manhã desta terça-feira (2) em meio às incertezas jurídicas envolvendo as tarifas do presidente Donald Trump e às crescentes preocupações sobre a independência do Fed (Federal Reserve).

Na sexta-feira (30), um tribunal federal de apelações decidiu, por 7 votos a 4, que a maioria das tarifas globais impostas por Trump são ilegais, ao entender que apenas o Congresso tem autoridade para aplicar medidas abrangentes. O presidente classificou a decisão como “altamente partidária” e afirmou que recorrerá à Suprema Corte.

Além disso, aumentam as incertezas sobre a autonomia do banco central americano. Uma audiência que quer impedir temporariamente Trump de demitir Lisa Cook, integrante do conselho do Fed, terminou sem decisão. Já nesta semana, Stephen Miran, indicado pelo republicano, terá sua sabatina no Comitê Bancário do Senado em 4 de setembro.

EUA

Nos EUA, o grande destaque será a divulgação do relatório de empregos (payroll) de agosto, prevista para sexta-feira (6). O dado deve trazer sinais sobre a próxima decisão do Fed sobre a taxa de juros, marcada para meados do mês.

Cotação de índices futuros: 

Dow Jones Futuro: -0,41%

S&P 500 Futuro: -0,49%

Nasdaq Futuro: -0,60% 

Bolsas da Ásia 

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira (2), em meio à cautela dos investidores diante da reunião de líderes da Organização de Cooperação de Xangai, em Tianjin, e da persistente incerteza sobre tarifas comerciais.

Shanghai SE (China), -0,45%

Nikkei (Japão): +0,29%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,47%

Nifty 50 (Índia): +0,11%

ASX 200 (Austrália): -0,30%

Europa 

As bolsas europeias operam no vermelho, com investidores atentos aos dados de inflação da zona do euro. Os dados de desemprego na Espanha também serão divulgados.

STOXX 600: -0,63%

DAX (Alemanha): -0,99%

FTSE 100 (Reino Unido): -0,38%

CAC 40 (França): 0,00%

FTSE MIB (Itália): -0,64% 

Ibovespa: relembre a véspera 

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta segunda-feira (1º) com leve queda de 0,10%, aos 141.283,01 pontos. O dólar comercial subiu 0,32%, cotado a R$ 5,439.

Com o feriado do Dia do Trabalho nos EUA, a liquidez do mercado brasileiro teve uma redução. O volume financeiro foi o menor desde o dia 4 de julho deste ano, data de outro feriado nos EUA. O dia foi marcado pelas estimativas do Boletim Focus, divulgado nesta manhã, e as tratativas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

As ações da Azul (AZUL4) operaram em forte alta na manhã desta segunda-feira (1º) e dispararam mais de 17%, cotados a R$ 0,81. O motivo se deu após o resultado do último relatório divulgado pela companhia, referente a julho de 2025, que mostrou indicadores operacionais sólidos, gerando um maior fluxo de caixa e margens elevadas.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ Fenabrave: Vendas de veículos em agosto
▪️ 05h00 – Fipe: IPC de agosto
▪️ 06h00 – Zona do euro: CPI preliminar de agosto
▪️ 09h00 – IBGE: PIB do 2TRI
▪️ 10h45 – EUA/S&P Global: PMI industrial de agosto
▪️ 11h00 – EUA/ISM: PMI industrial de agosto
▪️ 11h00 – EUA: Investimentos em construção de julho
▪️ 21h30 – Japão: PMI/S&P Global composto de agosto
▪️ 22h45 – China/S&P Global: PMI composto de agosto

Eventos
▪️ 09h00 – STF: 1ª Turma inicia julgamento de Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado