Pré-mercado

Café com BPM: bolsas recuam em semana marcada por ata do Fed 

É amplamente esperado que a taxa básica de juros permaneça inalterada nesta reunião e na próxima

Foto: pexels
Foto: pexels

Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias começaram a semana em baixa nesta segunda-feira (10), à medida que o mercado se prepara para a decisão de juros do Federal Open Market Committee (Fomc) do Federal Reserve, marcada para quarta-feira (12). 

Embora seja amplamente esperado que a taxa básica de juros permaneça inalterada nesta reunião e na próxima (em 31 de julho), as declarações de Jerome Powell, presidente do Fed, sobre futuras ações serão minuciosamente analisadas.

Na mesma quarta-feira, será divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA, seguido pelo índice de preços ao produtor na quinta-feira. 

EUA

Os últimos dados sobre as taxas do Fed e o CPI de maio, que serão divulgados na quarta-feira, são vistos como cruciais para os mercados, especialmente após o robusto relatório de empregos (payroll) da última sexta-feira, que sugeriu que o Fed poderia postergar cortes nas taxas.

Os investidores estarão atentos às novas projeções do Fed sobre o timing e o ritmo dos cortes nas taxas de juros.

Atualmente, os mercados precificam apenas um corte nas taxas de juros este ano, previsto para novembro, segundo a ferramenta CME FedWatch.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,30%

S&P 500 Futuro: -0,24%

Nasdaq Futuro: -0,22%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos apresentaram resultados mistos, com as bolsas do Japão e da Coreia do Sul fechando sem uma direção clara, em meio a feriados na China, Hong Kong e Taiwan, além da Austrália, que abriga o maior mercado acionário da Oceania.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,92%, alcançando 39.038,16 pontos, impulsionado por ações financeiras e de eletrônicos, após dados sólidos do mercado de trabalho dos EUA aumentarem os juros dos títulos do governo japonês (JGBs) e enfraquecerem o iene.

Além disso, houve uma revisão para cima no desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) japonês no trimestre até março, mostrando uma contração anualizada de 1,8%.

Shanghai SE (China), fechado por feriado

Nikkei (Japão): -0,79%

Hang Seng Index (Hong Kong): fechado por feriado

Kospi (Coreia do Sul): -0,79%

ASX 200 (Austrália): +0,49%

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam em baixa, reagindo aos resultados das eleições para o Parlamento da União Europeia (UE) e ao inesperado apelo do presidente francês Emmanuel Macron para eleições parlamentares.

Os primeiros resultados das eleições na UE indicam que os partidos populistas de extrema-direita poderão ter uma influência maior na formulação de políticas europeias nos próximos cinco anos.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,41%

DAX (Alemanha): -0,91%

CAC 40 (França): -2,03%

FTSE MIB (Itália): -0,93%

STOXX 600: -0,76%

Radar corporativo

A venda de ações da Saudi Aramco, estipulada em US$ 11,2 bilhões, deve ofertar 60% dos papéis aos investidores estrangeiros, segundo fontes ouvidas em apuração da “Bloomberg”.

O movimento segue uma rota diferente da ocasião de abertura de capital da Saudi Aramco, em 2019, quando investidores locais captaram grande parte das ações

Agenda do dia

A agenda do dia destaca a publicação do Boletim Focus e os pronunciamentos do presidente do Banco Central.

No Brasil:

  • Às 8h25, será divulgado o Boletim Focus.
  • Às 10h, Campos Neto fará uma palestra em um evento promovido pela Constellation, em São Paulo.
  • Às 11h, Haddad terá uma reunião com Magda Chambriard, presidente da Petrobras.
  • Às 19h15, Campos Neto participará da Sessão Solene de Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.