As bolsas globais operam no vermel no pré-mercado desta terça-feira (10), devolvendo parte dos ganhos expressivos da sessão anterior.
Os investidores tentam encontrar um equilíbrio entre o receio de uma possível recessão e a chance de um pouso suave, em meio a preocupações de que o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, pode estar ficando atrasado em suas ações, enquanto os sinais de enfraquecimento no mercado de trabalho se intensificam.
A expectativa agora está voltada para os dados da inflação ao consumidor (CPI), que serão divulgados na quarta-feira, e o índice de preços ao produtor (PPI), esperado para quinta-feira, ambos fundamentais para determinar a velocidade dos cortes de juros pelo Fed.
Adicionalmente, o lançamento do novo iPhone, ocorrido ontem, não conseguiu impulsionar as ações de tecnologia relacionadas à inteligência artificial como muitos esperavam.
EUA
Os investidores estão de olho no aguardado primeiro debate presidencial entre Donald Trump e Kamala Harris, que acontece nesta terça-feira (10) à noite. Os tópicos centrais serão impostos, imigração e tarifas, todos com grande impacto na economia.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,06%
S&P 500 Futuro: -0,08%
Nasdaq Futuro: -0,24%
Bolsas asiáticas
Na região da Ásia-Pacífico, os mercados fecharam de forma mista, afetados por novos dados econômicos decepcionantes vindos da China, que frearam os ganhos nas bolsas locais.
As exportações da China cresceram 8,7% em agosto em relação ao ano anterior, enquanto as importações tiveram um aumento de 0,5%.
Esses números superaram as expectativas de 6,5% para exportações e 2% para importações, segundo uma pesquisa da Reuters. Em julho, o crescimento anual das exportações foi de 7%, e as importações subiram 7,2%, também acima das previsões.
Shanghai SE (China), +0,28%
Nikkei (Japão): -0,16%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,22%
Kospi (Coreia do Sul): -0,49%
ASX 200 (Austrália): +0,30%
Bolsas europeias
Na Europa, os mercados operam em sua maioria no azul, mantendo o tom otimista que marcou o início da semana.
Em termos de dados econômicos, o desemprego no Reino Unido caiu para 4,1% entre maio e julho de 2024, ao passo que o crescimento salarial anual desacelerou para 5,1% no mesmo período.
FTSE 100 (Reino Unido): -0,45%
DAX (Alemanha): -0,05%
CAC 40 (França): +0,43%
FTSE MIB (Itália): -0,04%
STOXX 600: +0,12%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta segunda-feira (9) com alta de 0,12%, aos 134.737,21 pontos. O dólar comercial caiu 0,15%, a R$ 5,58.
A primeira sessão da semana começou com baixa liquidez, com o Ibovespa tentando chegar aos 135 mil pontos.
Porém, os investidores seguem cautelosos, à espera dos dados da inflação brasileira, que serão divulgados na terça-feira (10), mas acompanhando a breve recuperação no setor de commodities.
Radar corporativo
As perspectivas de uma elevação na Selic (taxa básica de juros) estão tomando conta do mercado com ainda mais força, ao passo que a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) se aproxima. Especialistas ouvidos pelo BP Money afirmam que os novos rumos podem, na verdade, fortalecer o trabalho do BC (Banco Central) em firmar confiança perante o mercado financeiro, mas o alerta segue ligado.
Além disso, o HSBC (H1SB34) avalia a possibilidade de combinar suas divisões de banco comercial e de investimento como parte do esforço do novo CEO, Georges Elhedery, para reduzir a sobreposição de funções em toda a empresa e diminuir despesas.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ Áustria: Opep divulga relatório mensal
▪️ 03h00 – Alemanha/Destatis: CPI de agosto
▪️ 05h00 – Fipe: IPC da 1ª quadrissemana de setembro
▪️ 08h00 – FGV: IGP-M do 1º decêndio de setembro e IPC-S Capitais da 1ª quadrissemana de setembro
▪️ 09h00 – IBGE: IPCA, INPC e INCC/Sinapi de agosto
▪️ 10h00 – ABCR/Tendências: Fluxo em estradas pedagiadas de agosto
Eventos
▪️Câmara deve votar desoneração e dívida dos Estados no plenário
▪️ 11h00 – EUA/Fed: Michael Barr fala em evento
▪️ 13h15 – EUA/Fed: Michelle Bowman fala em evento
▪️ 22h00 – EUA: Candidatos à presidência Kamala Harris e Donald Trump participam de debate