As bolsas globais se recuaram nesta quarta-feira (24) após o presidente do Fed (Federal Reserve ), Jerome Powell, afirmar, na véspera, que o baixo desemprego e a inflação elevada deixam o banco central sem “caminho livre de riscos”.
Apesar de ter mantido aberta a possibilidade de novos cortes de juros ainda em 2025, Powell chegou a destacar que eventuais reduções seriam conduzidas com cautela. Ele também avaliou que as ações estão “bastante valorizadas”.
No after-market, as ações da Micron Technology subiram após seus resultados superarem as expectativas de Wall Street. A companhia é vista por investidores como um termômetro relevante para o mercado de inteligência artificial. O Alibaba, por sua vez, saltou 9% em Hong Kong, com planos de aumentar os gastos com IA além da meta inicial de US$ 50 bilhões.
EUA
Nos EUA, o foco do mercado agora se volta para a divulgação da inflação, medida pelo PCE, indicador preferido do Fed, na próxima sexta-feira (26). Após os comentários de Powell, os investidores estão ansiosos por garantias de que a inflação não deve ameaçar as altas expectativas de mais dois cortes de juros este ano.
Cotação de índices futuros:
Dow Jones Futuro: +0,01%
S&P 500 Futuro: +0,12%
Nasdaq Futuro: +0,26%
Bolas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam sem sentido definido nesta quarta-feira, acompanhando as quedas de Wall Street, após Powell, afirmar que as ações estão “bastante valorizadas”. Ele também destacou que o caminho para cortes de juros segue incerto e que o banco central enfrenta uma “situação desafiadora”.
Shanghai SE (China), +0,83%
Nikkei (Japão): +0,30%
Hang Seng Index (Hong Kong): +1,37%
Nifty 50 (Índia): -0,22%
ASX 200 (Austrália): -0,92%
Europa
As bolsas europeias operam nem território negativo, mesmo com as ações de defesa ganhando impulso com os últimos comentários do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o conflito na Ucrânia. O norte-americano afirmou que a Ucrânia está em condições de recuperar todo o território perdido para a Rússia desde o início da invasão de Vladimir Putin.
“Putin e a Rússia estão em graves problemas econômicos, e este é o momento de a Ucrânia agir”, escreveu o americano em sua rede social, de acordo com o InfoMoney.
STOXX 600: -0,32%
DAX (Alemanha): -0,09%
FTSE 100 (Reino Unido): -0,22%
CAC 40 (França): -0,18%
FTSE MIB (Itália): -0,43%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa recuperou a ponta positiva e fechou a sessão desta terça-feira (23) com recorde de fechamento. O principal índice acionário brasileiro encerrou com uma forte alta de 0,91%, aos 146.424,94 pontos. Durante o dia, a bolsa brasileira tocou os 147 mil pontos, logo após os discursos do presidente Lula (PT) e Donald Trump na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.
O primeiro encontro das lideranças após o tarifaço foi marcado por acenos positivos de Trump a Lula. O presidente dos EUA afirmou ter “gostado” do presidente brasileiro durante o breve encontro que tiveram nos corredores da Assembleia. “Ele parece ser um homem muito legal”, disse no discurso. “Eu gostei dele e ele gostou de mim. E eu apenas faço negócios com pessoas de quem eu gosto.”
O presidente republicano também disse que os dois concordaram em marcar uma reunião e ainda afirmou que o encontro deverá ocorrer na próxima semana. Apesar do forte aceno diplomático, Trump criticou o Brasil, afirmando que o país “enfrenta grandes tarifas por tentar censurar cidadãos americanos” e acusou o governo brasileiro de “perseguir opositores políticos nos EUA”.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 05h00 – Alemanha/Ifo: índice de sentimento das empresas de setembro
▪️ 08h00 – FGV: Sondagem do consumidor de setembro
▪️ 11h00 – EUA/NAR: Vendas novas moradias de agosto
▪️ 11h30 – EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 19/9
▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal
▪️ 20h50 – Japão: BoJ publica ata da penúltima reunião de política monetária
Eventos
▪️ EUA: Assembleia Geral da ONU
▪️ EUA: Possível reunião de Lula com Zelensky
▪️ 10h00 – Haddad participa de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara
▪️ 11h00 – Lula tem reunião sobre a defesa da democracia com os presidentes da Colômbia, Chile e Uruguai, e o primeiro-ministro da Espanha
▪️ 10h30 – BC realiza dois leilões de linha (até US$ 2 bi total)
▪️ 16h15 – NY: Lula deve dar entrevista à imprensa na sede da ONU
▪️ 17h10 – EUA: Mary Daly (Fed/São Francisco) discursa na Universidade de Utah