Pré-mercado

Café com BPM: bolsas sobem à espera de inflação dos EUA

As crescentes tensões no Oriente Médio estão gerando cautela nos mercados globais

Foto: Pexels
Foto: Pexels

As bolsas globais operam em alta no pré-mercado desta terça-feira (13), com os investidores ajustando suas posições antes da divulgação do índice de preços ao produtor (PPI) e aguardando ansiosamente o índice de preços ao consumidor (CPI).

O primeiro indicador a ser observado hoje (às 9h30) é o índice de preços ao produtor (PPI), que pode antecipar a reação ao CPI, previsto para amanhã (quarta-feira).

Esses dados serão fundamentais para as expectativas sobre o corte da taxa de juros em setembro. Qualquer desvio significativo do consenso pode desencadear grandes movimentos nos mercados.

As crescentes tensões no Oriente Médio, especialmente com a possibilidade de um ataque iminente do Irã contra Israel, estão gerando cautela nos mercados globais.

Ainda em Nova York, a Home Depot divulgará seu balanço antes da abertura do mercado, enquanto na B3, os resultados serão apresentados apenas à noite.

No Brasil, o destaque entre os indicadores é o volume de serviços de junho (às 9h), em um dia marcado por novas declarações de Roberto Campos Neto e diretores do Banco Central.

Enquanto isso, o índice Nikkei, do Japão, registrou um aumento significativo de 3,45%, fechando o pregão em 36.232 pontos, superando a marca de 36.000 pela primeira vez desde o dia 2 de agosto.

EUA

O índice de preços ao produtor, que reflete os preços no atacado, deve mostrar um aumento mensal de 0,2% em julho, repetindo a variação observada no mês anterior, conforme as expectativas dos analistas do Dow Jones.

Já o índice de preços ao consumidor, programado para ser divulgado na quarta-feira, está projetado para subir 0,2% em julho, contrastando com a queda de 0,1% registrada no mês anterior.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,20%

S&P 500 Futuro: +0,35%

Nasdaq Futuro: +0,57%

Bolsas asiáticas

Os principais índices japoneses registraram ganhos expressivos na sessão de hoje, impulsionados pelo retorno das negociações após um feriado, enquanto os mercados asiáticos, de maneira geral, também apresentaram alta.

O parlamento japonês pretende realizar uma sessão especial na próxima semana para debater a recente decisão do Banco do Japão de elevar as taxas de juros, segundo a Reuters.

Shanghai SE (China), +0,34%

Nikkei (Japão): +3,45%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,36%

Kospi (Coreia do Sul): +0,12%

ASX 200 (Austrália): +0,17%

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam em alta, com investidores analisando os dados de emprego do Reino Unido, ao mesmo tempo em que aguardam as informações sobre inflação dos EUA e do Reino Unido.

Dados salariais do Reino Unido, divulgados pelo Escritório de Estatísticas Nacionais, revelaram um crescimento anual de 5,4% nos salários, excluindo bônus, entre abril e junho, a menor taxa em dois anos.

Enquanto isso, a taxa de desemprego recuou de 4,4% para 4,2%, contrariando as previsões dos economistas consultados pela Reuters, que esperavam uma alta para 4,5%.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,09%

DAX (Alemanha): +0,13%

CAC 40 (França): -0,03%

FTSE MIB (Itália): -0,06%

STOXX 600: +0,08%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última segunda-feira (12) com alta de 0,38%, aos 131.115,90 pontos. O dólar comercial caiu 0,42%, a R$ 5,49.

Com agenda econômica mais esvaziada, o Ibovespa encontrou nos balanços do segundo trimestre de algumas empresas a estrutura necessária para estender os ganhos da sessão de sexta-feira (9). As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) puxaram a corda do lado positivo, subindo mais de 2%.

Além disso, o Ibovespa B3 BR+ (IBBR), o novo índice acionário da Bolsa brasileira, foi positivo e fechou seu primeiro pregão, nesta segunda-feira (12), com alta de 0,43%, a 1.134 pontos. O “novo Ibovespa” inclui BDRs de empresas brasileiras listadas no exterior e negociadas no Brasil.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 05h00 – AIE divulga relatório mensal sobre petróleo
▪️ 06h00 – Alemanha/ZEW: Índice de expectativas econômicas de agosto
▪️ 09h00 – IBGE: Pesquisa Mensal de Serviços de junho
▪️ 09h30 – EUA: Inflação ao produtor (PPI) de julho

Eventos
▪️ 09h00 – Haddad tem reunião com Lula no Alvorada
▪️ 10h00 – Campos Neto participa de audiência pública na Câmara
▪️ 13h45 – Galípolo faz palestra em evento
▪️ 19h50 – Diogo Guillen (BC) discursa em evento

Balanço
▪️ NY/manhã: Home Depot
▪️ NY/noite: Nubank
▪️ B3/noite: Cemig, JBS, Localiza, Raízen e Rede D’Or