Após a divulgação dos dados da inflação ao consumidor (CPI) nos EUA, que alinharam-se com as previsões do mercado, os investidores agora se concentram no índice de preços ao produtor (PPI) de agosto, que será divulgado nesta quinta-feira (12).
A previsão do consenso LSEG é de que o PPI aumente 0,1% em relação a julho e 1,8% em comparação com o ano passado. Estes números, combinados com os dados dos pedidos de seguro-desemprego, que também serão anunciados hoje, têm o potencial de provocar volatilidade no pré-mercado de Nova York, que, no momento, está operando em alta.
Além disso, espera-se que o Banco Central Europeu (BCE) reduza sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual na reunião de hoje, com a decisão sendo divulgada às 9h15 (horário de Brasília).
EUA
Os dados recentes sobre a inflação ao consumidor fortaleceram as expectativas de um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros pelo Federal Reserve na próxima semana, mas também intensificaram a especulação de que o banco central adotará uma abordagem gradual.
Os investidores estão divididos entre a esperança de que o Fed conseguirá conduzir a maior economia global para um pouso suave e o receio de que tenha atrasado a redução dos juros.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +0,07%
S&P 500 Futuro: +0,06%
Nasdaq Futuro: +0,04%
Bolsas asiáticas
Nas bolsas da Ásia-Pacífico, a maioria dos índices encerrou o dia em alta, impulsionada pela recuperação das ações de tecnologia e pelo otimismo renovado em torno da inteligência artificial.
Em relação aos dados econômicos, o índice de preços ao produtor no Japão subiu 2,5% em agosto, abaixo da previsão de 2,8% e dos 3% registrados no mês anterior. Esses dados são observados de perto pelo Banco do Japão, que indicou a intenção de aumentar ainda mais as taxas de juros nos próximos meses.
Shanghai SE (China), -0,17%
Nikkei (Japão): +3,41%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,77%
Kospi (Coreia do Sul): +2,34%
ASX 200 (Austrália): +1,10%
Bolsas europeias
As bolsas europeias estão em alta, com os investidores aguardando a decisão de política monetária do Banco Central Europeu. A expectativa é de um novo corte na taxa de juros de 25 pontos-base.
FTSE 100 (Reino Unido): +0,88%
DAX (Alemanha): +1,15%
CAC 40 (França): +0,62%
FTSE MIB (Itália): +1,03%
STOXX 600: +0,95%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta quarta-feira (11) com alta de 0,27%, aos 134.676,75 pontos. O dólar comercial caiu 0,11%, a R$ 5,64.
A alta do Ibovespa nesta sessão veio ancorada pelo bom desempenho dos papéis da Petrobras ON (PETR3) e Vale (VALE3).
Mas, além disso, o mercado doméstico também reagiu aos dados de inflação nos EUA e repercutiu o primeiro debate entre os candidatos à presidência do país norte-americano, Kamala Harris e Donald Trump.
Radar corporativo
O conselho de administração da Copel (CPLE6) aprovou nesta quarta-feira (11) a distribuição de proventos intercalares – dividendos e JCP (Juros sobre Capital Próprio) -de R$ 485,1 milhões.
O valor se refere ao resultado do primeiro semestre de 2024, segundo fato relevante da companhia de energia elétrica.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 05h00 – França: AIE divulga relatório mensal
▪️ 07h00 – França/OCDE: PIB do 2TRI/G20
▪️ 09h00 – IBGE: Varejo restrito e varejo ampliado de julho
▪️ 09h15 – Zona do euro: BCE divulga decisão de política monetária
▪️ 09h30 – EUA/Deptº do Trabalho: Índice de Preços ao Produtor (PPI) e Núcleo do PPI de agosto e pedidos de auxílio-desemprego da semana até 7/9
▪️ 20h00 – Peru: BC divulga decisão de política monetária
Eventos
▪️ 8h00 – Haddad participa do programa Bom Dia, Ministro
▪️ 09h45 – Zona do euro/BCE: Christine Lagarde concede entrevista