Pré-mercado

Café com BPM: bolsas sobem com atenção às falas Powell 

Os investidores, ainda incertos sobre a intensidade e a frequência dos cortes de juros, esperam de Powell uma breve análise do cenário atual

Foto: Canva Pro
Foto: Canva Pro

As bolsas globais mostram uma leve alta nesta sexta-feira (23), enquanto o mercado aguarda com expectativa o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve), no simpósio de Jackson Hole. A fala de Powell está prevista para as 11h (horário de Brasília).

Os investidores, ainda incertos sobre a intensidade e a frequência dos cortes de juros, esperam de Powell uma breve análise do cenário atual e possivelmente algumas indicações limitadas sobre os próximos passos do Fed.

EUA

Os mais recentes indicadores econômicos dos EUA, divulgados na quinta-feira, apresentaram resultados variados.

Os pedidos de auxílio-desemprego indicaram que o mercado de trabalho está desacelerando de forma gradual, ao invés de abrupta, mesmo diante de juros elevados.

A atividade industrial dos EUA registrou a maior contração deste ano, enquanto as vendas de casas usadas subiram pela primeira vez em cinco meses.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,25%

S&P 500 Futuro: +0,38%

Nasdaq Futuro: +0,61%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam sem direção definida, com os investidores digerindo declarações do governador do Banco do Japão e aguardando os comentários do presidente do Federal Reserve.

Os dados de inflação ao consumidor do Japão reforçam a postura do chefe do BC japonês, mostrando que a inflação básica no país acelerou pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 2,7% em julho.

Embora os traders ainda vejam uma probabilidade baixa de aumento de juros em outubro, as chances de um ajuste em dezembro agora estão precificadas em 70%.

Shanghai SE (China), +0,20%

Nikkei (Japão): +0,40%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,16%

Kospi (Coreia do Sul): -0,22%

ASX 200 (Austrália): -0,04%

Parceiros

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados registram alta enquanto os investidores esperam por mais pistas sobre a política monetária durante o simpósio de Jackson Hole.

O discurso de Jerome Powell será monitorado de perto para indícios de um possível corte de juros pelo Fed em setembro. O governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, também deve se pronunciar.

Enquanto isso, o iene se valorizou frente ao dólar após declarações do governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda.

Em resposta aos legisladores, Ueda indicou que o banco central japonês está preparado para elevar as taxas de juros, desde que a inflação e os dados econômicos estejam alinhados com suas expectativas.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,20%

DAX (Alemanha): +0,38%

CAC 40 (França): +0,25%

FTSE MIB (Itália): +0,72%

STOXX 600: +0,13%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última quinta-feira (22) com baixa de 0,95%, aos 135.173,39 pontos. O dólar comercial subiu 1,98%, a R$ 5,58.

Depois de conquistar o terceiro recorde de fechamento consecutivo, o Ibovespa virou para queda nesse pregão, com os investidores realizando os lucros obtidos anteriormente.

Além disso, o quadro de política monetária do Brasil e EUA segue no radar, com falas de diretores do BC (Banco Central) e expectativas sobre o Jackson Hole, simpósio do Fed (Federal Reserve).

Radar corporativo

A Vibra Energia (VBBR3) anunciou nesta quinta-feira (22) que firmou um contrato para antecipar o direito de compra de 50% da Comerc Energia, em conjunto com a Perfin Infra e outros acionistas da Comerc, no valor de R$ 3, 52 bilhões.

A contração ocorre justamente devido à visão de que uma aquisição antecipada da Comerc pode afetar os dividendos da empresa — tese que foi rebatida pelo presidente da companhia, Ernesto Pousada. Além disso, o valor tem sido contestado pelo mercado.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 04h30 – Alemanha/S&P Global/HCOB: PMI composto preliminar de agosto
▪️ 05h00 – Zona do euro/S&P Global/HCOB: PMI composto preliminar de agosto
▪️ 05h30 – Reino Unido/S&P Global /CIPs: PMI composto preliminar de agosto
▪️ 07h00 – França/OCDE: PIB do 2TRI
▪️ 08h30 – Zona do euro: BCE divulga ata da última decisão de política monetária
▪️ 09h00 – México/Inegi: PIB do 2TRI
▪️ 09h30 – EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 17/8
▪️ 09h30 – EUA/Fed de Chicago: índice de atividade nacional de julho
▪️ 10h30 – Receita Federal divulga a arrecadação de julho
▪️ 10h45 – EUA/S&P Global: PMI composto de agosto
▪️ 11h00 – Zona do euro/Comissão Europeia: índice de confiança do consumidor preliminar de agosto
▪️ 11h00 – EUA/NAR: vendas de moradias usadas de julho

Eventos
▪️ EUA: Simpósio de Jackson Hole, com participação de Campos Neto
▪️ 11h00 – Guillen participa de evento da PCU-Rio
▪️ 14h30 – Galípolo faz palestra em evento da Fenabrave
▪️ 15h00 – Reunião do CMN, com participação de Haddad
▪️ 17h00 – Galípolo faz palestra em evento da FGV