Pré-mercado

Café com BPM: bolsas sobem com falas do Fed no radar

Os comentários de membros do Federal Reserve, como Raphael Bostic e Neel Kashkari, também serão monitorados de perto pelo mercado

Foto: Canva
Foto: Canva

As bolsas globais apresentam ganhos majoritários no último pré-mercado da semana com investidores atentos aos dados sobre o início de novas construções e licenças de construção nos EUA, em busca de indícios sobre a saúde do mercado imobiliário.

Além disso, os comentários de membros do Federal Reserve, como Raphael Bostic e Neel Kashkari, serão monitorados de perto, pois podem oferecer informações valiosas sobre as futuras diretrizes da política monetária.

Os índices futuros das ações nos EUA apresentam alta nesta sexta-feira (18), impulsionados pelos resultados positivos da Netflix, que geraram otimismo no setor de tecnologia.

A plataforma de streaming superou as expectativas em todos os seus principais indicadores financeiros no terceiro trimestre e registrou um aumento de 35% no número de assinaturas de anúncios em comparação ao trimestre anterior.

EUA

Na sessão anterior, o índice Dow Jones à vista atingiu um recorde histórico de fechamento e está a caminho de completar sua sexta semana consecutiva de valorização, estabelecendo a maior sequência de ganhos em 2024.

No setor corporativo, American Express e Procter & Gamble estão entre as empresas que irão divulgar seus resultados financeiros antes da abertura do mercado.

Os investidores também estão de olho nos últimos dados de vendas no varejo do Reino Unido e nos resultados trimestrais da Volvo.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,05%

S&P 500 Futuro: +0,18%

Nasdaq Futuro: +0,41%

Bolsas asiáticas

Nos mercados da Ásia-Pacífico, a maioria das bolsas fechou em alta após a China reportar um crescimento econômico superior ao esperado. 

Segundo dados oficiais, a economia chinesa cresceu 4,6% no terceiro trimestre, ligeiramente acima da previsão de 4,5% feita em uma pesquisa da Reuters, embora abaixo do crescimento de 4,7% registrado no segundo trimestre.

Além disso, a produção industrial e as vendas no varejo de setembro superaram as expectativas.

Por outro lado, os preços de imóveis novos caíram na taxa mais acelerada desde 2015, indicando uma fraqueza persistente no setor imobiliário, que é um grande consumidor de aço.

Essas informações foram divulgadas após uma importante reunião sobre política habitacional na quinta-feira, que deixou os investidores desapontados ao não apresentar novas medidas de estímulo.

Shanghai SE (China), +2,91%

Nikkei (Japão): +0,18%

Hang Seng Index (Hong Kong): +3,61%

Kospi (Coreia do Sul): -0,59%

ASX 200 (Austrália): -0,87%

Bolsas europeias

Os mercados europeus também estão em alta, à medida que os investidores processam o terceiro corte nas taxas de juros do Banco Central Europeu (BCE) neste ano e aguardam novos dados econômicos e resultados financeiros.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,12%

DAX (Alemanha): +0,27%

CAC 40 (França): +0,48%

FTSE MIB (Itália): +0,22%

STOXX 600: +0,29%

Ibovespa: relembre véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última quinta-feira (17) com baixa de 0,73%, aos 130.793,41 pontos. O dólar comercial caiu 0,08%, a R$ 5,66.

Uma aversão generalizada tomou conta do Ibovespa nesta sessão, com a demanda global de commodities sentindo os impactos do cenário econômico chinês. Nesse quadro, Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4) puxaram o índice junto com suas perdas.

Radar corporativo

Mais um movimento do BTG Pactual (BPAC11) no setor hoteleiro chamou a atenção do mercado nos últimos dias. O banco adquiriu 18 hotéis da Accor no Brasil por R$ 1,7 bilhão. Estabelecimentos de grande destaque como o Fairmont Rio, o Sofitel Ipanema e o Ibis fazem parte da operação.

Além disso, o Assaí (ASAI3) informou na última quinta-feira (17) que revisou suas projeções e reduziu a previsão de abertura de lojas em 2025 para aproximadamente 10 unidades, em comparação à expectativa anterior de abrir cerca de 20 lojas por ano.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 03h00 – Reino Unido/ONS: vendas no varejo de setembro
▪️ 09h30 – EUA/Dept°. do Comércio: construções de moradias iniciadas preliminar de setembro
▪️ 14h00 – EUA/Baker Hughes: poços de petróleo em operação

Eventos
▪️ 10h00 – Lula e Haddad participam do lançamento do programa Acredita, em SP
▪️ 11h00 – EUA: Neel Kashkari (Fed/Minneapolis) fala em evento
▪️ 11h30 – EUA: Raphael Bostic (Fed/Atlanta) faz palestra
▪️ 13h10 – Áustria/Fed: Christopher Waller discursa em workshop
▪️ 13h30 – EUA: Raphael Bostic (Fed/Atlanta) discursa em fórum

Balanços
▪️ NY/manhã: American Express e Procter & Gamble