Pré-mercado

Café com BPM: bolsas sobem em dia de Fed, Copom e reaproximação China-EUA

No Brasil, a projeção do mercado aponta para um aumento de 0,50 ponto percentual na Selic

Foto: Freepik
Foto: Freepik

As bolsas globais operam em alta no pré-mercado desta quarta-feira (7), impulsionados pela confirmação, na noite anterior, de que China e EUA retomarão as negociações comerciais neste fim de semana.

O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, viajará à Suíça para se reunir com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, dando início a uma nova fase no diálogo entre as duas potências.

O anúncio chega em meio a uma quarta-feira carregada de decisões monetárias: o Fomc (Federal Reserve) nos EUA e o Copom (Comitê de Política Monetária) no Brasil devem divulgar suas deliberações ao longo do dia.

Apesar da retomada das tratativas entre Pequim e Washington — e da decisão da China de cortar juros para estimular sua economia — a expectativa é que o Fed mantenha os juros inalterados, sem mudanças significativas no tom do discurso de Jerome Powell, previsto para as 15h30 (horário de Brasília).

No Brasil, a projeção do mercado aponta para um aumento de 0,50 ponto percentual na Selic. Além da decisão do Copom, a agenda doméstica conta com a divulgação da produção industrial de março (às 9h) e o balanço financeiro do Bradesco, que será publicado após o encerramento do pregão.

No contexto das relações entre China e EUA, esta rodada de reuniões marca um possível início de revisão das tarifas punitivas implementadas pelo ex-presidente Donald Trump, que foram retaliadas na mesma proporção pelo governo de Xi Jinping.

O Ministério do Comércio chinês, contudo, foi enfático ao afirmar que os EUA devem demonstrar “sinceridade nas negociações”, abandonar práticas consideradas inadequadas e buscar soluções mútuas por meio de diálogo em condições de igualdade.

EUA

Os futuros das bolsas de Nova York registram alta na manhã desta quarta-feira (7), impulsionados pela expectativa em torno das negociações comerciais entre Estados Unidos e China, além da aguardada decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed).

O governo Trump informou que o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o principal negociador comercial, Jamieson Greer, terão um encontro com autoridades chinesas neste fim de semana, na Suíça.

A reunião é vista como um sinal encorajador para o avanço das tratativas bilaterais, especialmente após a recente instabilidade provocada pelas tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump no mês anterior.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,46%

S&P 500 Futuro: +0,48%

Nasdaq Futuro: +0,52%

Bolsas asiáticas

Na Ásia-Pacífico, os mercados encerraram o pregão em alta, refletindo o otimismo gerado pelas medidas anunciadas pelo banco central chinês e outras autoridades reguladoras, que planejam cortes abrangentes nas taxas de juros com o objetivo de impulsionar o crescimento em meio às tensões comerciais.

Shanghai SE (China), +0,80%

Nikkei (Japão): -0,14%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,13%

Kospi (Coreia do Sul): +0,55%

ASX 200 (Austrália): +0,33%

Bolsas europeias

Já na Europa, os principais índices operam de forma mista. Os investidores acompanham a divulgação dos balanços corporativos e seguem atentos à próxima decisão de juros do Fed.

Entre os resultados empresariais mais esperados desta quarta-feira estão os das companhias Ørsted, Pandora, Veolia, Legrand, BMW, Siemens Healthineers, Fresenius, Skanska B, JD Wetherspoon, Eles são, Delhaize e Telecom Itália.

STOXX 600: -0,22%

DAX (Alemanha): +0,17%

FTSE 100 (Reino Unido): -0,30%

CAC 40 (França): -0,40%

FTSE MIB (Itália): +0,29% 

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta terça-feira (6) com alta de 0,02% aos 133.515 pontos. O dólar comercial subiu 0,37%, a R$ 5,71.

Em uma sessão fraca, marcada pela expectativa da decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), que será divulgada na quarta-feira (7), o Ibovespa operou de lado, com impulso da Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3).

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 06h00 – Zona do euro: Vendas no varejo em março

▪️ 09h00 – IBGE: Produção industrial de março

▪️ 11h00 – EUA: Estoques de petróleo do DoE

▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal

▪️ 15h00 – MDIC: Balança comercial de abril

Eventos

▪️ 15h00 – EUA: Fed anuncia decisão de política monetária

▪️ 15h30 – EUA: Powell participa de coletiva de imprensa

▪️ 18h30 – Copom anuncia decisão da Selic

Balanços

▪️ EUA/antes da abertura: Walt Disney

▪️ Brasil/após o fechamento: Bradesco, Engie, Klabin, Minerva, C&A, Guararapes, Rede d´Or, Taesa, Ultrapar e Vivara