Café com BPM: Bolsas tem avanço tímido em meio a preocupações com a economia global

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os investidores iniciaram a semana com cautela. As bolsas asiáticas fecharam com ganhos modestos nesta segunda-feira (23), em meio a preocupações com a economia global, que enfrenta apertos monetários, guerras e a pandemia da Covid-19.

Em visita ao Japão, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que fechou um acordo de cooperação econômica com 12 países asiáticos. Além disso, Biden ressaltou que caso a China decida invadir Taiwan, Washington responderá militarmente.

Nos mercados europeus, as bolsas abriram em leve alta, com os investidores ecoando as mesmas preocupações dos mercados asiáticos.

A semana tem agenda cheia nos EUA, que vão divulgar a ata do FED, o banco central norte-americano, assim como o PCE (Índices de Preços para Gastos de Consumo Pessoal) e o PIB (Produto Interno Bruto). 

No cenário nacional, o BC (Banco Central) vai publicar o Boletim Focus nesta segunda-feira (23).

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em alta de 1,39% na última sexta-feira (20). Já o dólar teve queda de 0,87% no fechamento, cotado a R$ 4,874 na sexta (20).

Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta segunda-feira (23).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,34%
-S&P 500 Futuro (EUA), +0,46%
-Nasdaq Futuro (EUA), +0,41%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam com pequenos ganhos nesta segunda-feira (23). Os investidores estão preocupados com os problemas mundiais que impactam na economia global.

A China segue tentando conter a onda de infecções de Covid-19 no país. Diversos lockdowns e outras fortes medidas restritivas foram aplicadas para diminuir o número de casos de coronavírus.

A guerra entre Rússia e Ucrânia e o aumento de juros em diversos países para conter a inflação também deixam os mercados em alerta.

Durante uma visita ao Japão, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou uma nova cooperação econômica e comercial com 12 países asiáticos e reiterou que o país norte-americano iria interferir militarmente caso a China ataque Taiwan.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), +0,98%
-Kospi (Coreia do Sul), +0,31%
-Taiex (Taiwan), +0,07%
-Xangai SE (China), +0,01% 
-Hang Seng (Hong Kong), -1,19%

Bolsas Europeias

As bolsas europeias abriram em alta na manhã desta segunda-feira (23). A abertura amplia a tendência positiva da última sexta-feira (20), apesar da contínua preocupação dos investidores com a economia global em meio a cenários de inflação elevada, apertos monetários e guerra entre Rússia e Ucrânia.

Na Alemanha, o índice de sentimento das empresas subiu de 91,9 pontos para 93 pontos no mês de maio. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo instituto alemão Ifo. O resultado surpreendeu os analistas consultados pelo jornal “The Wall Street Journal”.

Segue os mercados europeus na abertura:

Segue os mercados europeus:

-DAX (Alemanha), +0,42%
-CAC 40 (França), -0,25%
-FTSE MIB (Itália), +0,02%
FTSE 100 (Reino Unido), +0,63%

 
Notícias Corporativas

O Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suiça, começou no último domingo (22) após dois anos sem a realização do evento. A última reunião ocorreu em janeiro de 2020, meses antes do início da pandemia da Covid-19. O evento continua até a próxima quinta-feira (26) e não tem a participação da Rússia pela primeira vez.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, está em Davos e terá uma reunião com o copresidente da gestora General Atlatic, Martin Escobari. O encontro está previsto para ocorrer já nesta segunda-feira (23). Escobari também é chefe das operações na América Latina do fundo de private equity, que administra US$ 86 bilhões.  

Agenda

A semana tem agenda forte e importante nos EUA, que irão divulgar o PCE (Índices de Preços para Gastos de Consumo Pessoal), a ata do FED, o banco central norte-americano e também o PIB (Produto Interno Bruto).

No cenário nacional, o BC (Banco Central) divulga o Boletim Focus nesta segunda-feira (23).