A China conseguiu se recuperar das recentes perdas de mercado no fechamento das bolsas asiáticas nesta quarta-feira (27). De acordo com dados divulgados pelo NBS (Escritório Nacional de Estatísticas) na última terça-feira (26), os lucros das empresas industriais do país subiram 10,6% em março.
Já os mercados das outras partes da Ásia fecharam em retração em meio a preocupações com o crescimento da economia global e o possível aumento da taxa de juros nos EUA.
Os mercados europeus abriram em leve alta nesta quarta (27) após a divulgação de balanços corporativos de diversas companhias europeias.
A temporada de resultados continua e Vale (VALE3), Boeing (BOEI34) e Meta (FBOK34) devem publicar os seus balanços.
No cenário nacional, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) do mês de abril nesta quarta-feira (27).
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 2,23% na última terça-feira (26). O dólar registrou valorização de 2,36% no fechamento, cotado a R$ 4,991 na terça (26).
Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta quarta-feira (27).
-Dow Jones Futuro (EUA), +0,99%
-S&P 500 Futuro (EUA), +0,85%
-Nasdaq Futuro (EUA), +0,90%
Bolsas Asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam de forma mista nesta quarta-feira (27). Enquanto as bolsas chinesas se recuperaram das recentes perdas, o restante dos mercados asiáticos tiveram leve retração.
Os investidores ficaram aliviados após a divulgação de dados relacionados ao lucro das empresas industriais chinesas. As receitas das companhias subiram 10,6% em março, na comparação com o mesmo mês de 2021, marcando aceleração em relação ao avanço de 5,0% apurado no período de janeiro a fevereiro. Os números foram publicados pelo NBS (Escritório Nacional de Estatísticas) na noite da última terça-feira (26).
O restante das bolsas sofreu quedas por conta dos balanços corporativos das empresas e a insegurança com o crescimento da economia. Além disso, o possível aumento da taxa de juros nos EUA também preocupa.
Segue os principais mercados asiáticos no fechamento:
-Nikkei (Japão), -1,17%
-Kospi (Coreia do Sul), -1,10%
-Hang Seng (Hong Kong), +0,06%
-Taiex (Taiwan), -2,05%
-Xangai SE (China), +2,49%
Bolsas Europeias
Os mercados europeus abriram com leve alta na manhã desta quarta-feira (27). Os investidores estão preocupados com a perspectiva de crescimento global e com a divulgação de balanços de diversas empresas europeias.
O Deutsche Bank anunciou que teve lucro de 1,23 bilhão de euros no primeiro trimestre de 2022, superando a avaliação de analistas.
A companhia espanhola Iberdrola também teve resultados positivos com uma receita líquida de 1,06 bilhão de euros. Os lucros foram maiores do que o mesmo período do ano passado.
Já o Credit Suisse informou que teve prejuízo de 273 milhões de franco suíços no primeiro trimestre de 2022. A receita da companhia sofreu uma queda anual de 42% entre janeiro e março.
A guerra entre Rússia e Ucrânia continua preocupando os mercados, que estão atentos em relação a possíveis sanções econômicas contra Moscou.
Segue os principais mercados europeus:
-DAX (Alemanha), +0,20%
-CAC 40 (França), +0,52%
-FTSE MIB (Itália), +0,22%
-FTSE 100 (Reino Unido), +0,55%
Notícias Corporativas
O Deutsche Bank anunciou que teve receita de 1,23 bilhão de euros no primeiro trimestre de 2022, superando a avaliação de analistas. O lucro foi 18% maior do que o ganho apurado no mesmo período do ano passado.
A companhia espanhola Iberdrola também teve resultados positivos com lucro líquido de 1,06 bilhão de euros. O balanço foi maior do que o registrado em 2021.
Já o Credit Suisse ficou com um prejuízo de 273 milhões de franco suíços no primeiro trimestre de 2022. De acordo com o balanço da companhia, o banco suiço sofreu uma queda anual de 42% entre janeiro e março.
Agenda
A presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, deve discursar nesta quarta-feira (27) sobre a política monetária que o bloco europeu pretende seguir.
As empresas seguem divulgando os balanços corporativos, com destaque para Vale, Boeing, Meta, Santander Brasil e Neoenergia.
No cenário nacional, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) do mês de abril será divulgado nesta quarta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).