Pré-mercado

Café com BPM: dados de emprego e varejo movimentam bolsas para cima

Os números podem reforçar a expectativa de uma postura mais dovish por parte do Fed, caso confirmem o esperado recuo

Foto: canva
Foto: canva

Os bolsas globais apresentam uma tendência de valorização no pré-mercado desta quinta-feira (16), com foco nos dados do varejo norte-americano que serão divulgados às 10h30 (horário de Brasília). Esses números podem reforçar a expectativa de uma postura mais dovish por parte do Fed, caso confirmem o esperado recuo.

No entanto, a dois dias da posse de Trump, as incertezas em torno de suas políticas tarifárias continuam a ser um fator de risco, e a cautela permanece essencial.

Além disso, investidores continuam atentos aos sinais de desaceleração econômica, que podem aliviar a pressão sobre as taxas de juros. No Brasil, o IBC-Br é o principal indicador do dia, com divulgação prevista para as 9h.

Após três meses consecutivos de crescimento, o “PIB do BC” deve registrar uma leve retração de -0,1% em novembro, conforme estimativas do Broadcast.

As projeções variam entre uma queda de 1,2% e uma leve alta de 0,3%. Em termos anuais, a expansão do indicador deverá desacelerar de 7,3% em outubro para 4,3%.

Essa desaceleração não é isolada, já que em menos de uma semana, esse será o quarto dado relacionado à atividade econômica a indicar uma perda de dinamismo.

EUA

Os contratos futuros das bolsas norte-americanas registram valorização nesta quinta-feira (16), com os investidores no aguardo dos dados sobre os pedidos de auxílio-desemprego semanais e as vendas no varejo, que devem oferecer uma visão mais detalhada da situação econômica dos Estados Unidos.

Os resultados dos grandes bancos estão chegando ao fim, com Morgan Stanley e Bank of America divulgando seus números nesta quinta-feira.

No cenário político, Scott Bessent, indicado por Donald Trump para o cargo de secretário do Tesouro, se apresentará diante do Comitê de Finanças do Senado dos EUA pela manhã, em uma audiência que deve ser observada de perto pelos investidores em busca de sinais sobre tarifas e outras políticas do novo governo.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,16%

S&P 500 Futuro: +0,40%

Nasdaq Futuro: +0,62%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam em alta, impulsionados pela forte performance dos mercados norte-americano, que reagiram positivamente ao inesperado recuo da inflação subjacente em dezembro e aos resultados robustos dos bancos.

O Banco da Coreia também surpreendeu ao manter a taxa de juros em 3%, contrariando as expectativas de corte de 25 pontos-base, conforme pesquisa da Reuters.

Shanghai SE (China), +0,28%

Nikkei (Japão): +0,33%

Hang Seng Index (Hong Kong): +1,23%

Kospi (Coreia do Sul): +1,23%

ASX 200 (Austrália): +1,38%

Bolsas euroéias

Os mercados europeus avançam, estendendo os ganhos da véspera, impulsionados pela surpresa positiva com a inflação abaixo das expectativas nos EUA.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,65%

DAX (Alemanha): +0,27%

CAC 40 (França): +1,40%

FTSE MIB (Itália): +0,76%

STOXX 600: +0,63%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta quarta-feira (15) com alta de 2,81%, aos 122.650,20 pontos. O dólar comercial caiu 0,36%, a R$ 6,02.

O Ibovespa costurou mais uma sessão de recuperação se baseando no cenário econômico externo. Os números do CPI (índice de preços ao consumidor) dos EUA foram o ponto de destaque do dia, e o alívio ajudou também a derrubar o dólar pela terceira vez seguida.

Agenda do dia

Indicadores

▪️04h00 – Alemanha/Destatis: CPI dezembro (final)

▪️04h00 – Reino Unido/ONS: produção industrial – nov

▪️07h00 – Zona do euro/Eurostat: Balança comercial – nov

▪️08h00 – Brasil/FGV: IPC-S 2ª quadrissemana de janeiro

▪️08h00 – França/OCDE: Taxa de desemprego – nov

▪️09h00 – Brasil/BC: IBC-Br de novembro

▪️10h30 – EUA/Deptº Comércio: Vendas no varejo – dez

▪️10h30 – EUA/Deptº do Trabalho: Pedidos de auxílio-desemprego

▪️12h00 – EUA/Nahb: Índice de confiança das construtoras – jan

▪️23h00 – China/NBS: PIB do 4Tri24, vendas no varejo, produção industrial e investimento em ativos fixos

  • Eventos
  • ▪️09h30 – Zona do euro: BCE divulga ata de política monetária
  • ▪️15h00 – Lula e Haddad participam de evento de sanção do PLC da reforma tributária

Balanços

▪️NY/Antes da abertura: Bank of America, Morgan Stanley, UnitedHealth, TSMC