Café com BPM: Dados sobre as exportações na China indicam desaceleração da economia

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os mercados asiáticos fecharam em retração nesta segunda-feira (9) após a China divulgar uma expansão anual de 3,9% nos dados relacionados às exportações no mês de abril. O número é muito menor se for comparado com o mês de março, quando o país asiático teve alta de 14,7% nas Exportações.

Pequim enfrenta uma alta de casos de Covid-19 e tenta frear novas infecções com fortes medidas restritivas.

As bolsas europeias também registraram retração na manhã desta segunda-feira (9). Dirigentes do BCE (Banco Central Europeu) afirmaram na sexta-feira (6) que precisarão aumentar a taxa de juros para conter a inflação em meio a guerra entre Rússia e Ucrânia.

No cenário nacional, o BC (Banco Central) divulga o Boletim Focus nesta segunda-feira (9). 

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 0,16% na última sexta-feira (6). Já o dólar registrou alta de 1,17% no fechamento, cotado a R$ 5,075 na sexta (6).

Os mercados futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta segunda-feira (9).

-Dow Jones Futuro (EUA), -1,26%
-S&P 500 Futuro (EUA), -1,47%
-Nasdaq Futuro (EUA), -1,70%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam em baixa nesta segunda-feira (9). Dados relacionados às exportações chinesas registraram uma expansão anual de 3,9% em abril, crescimento muito menor do que o visto em março, quando a China registrou alta de 14,7%. O país asiático enfrenta uma onda de casos de Covid-19 e fortes medidas restritivas na capital, Pequim.

Os investidores também estão cautelosos com a possibilidade de aumento de juros nos EUA. Apesar do FED, o banco central norte-americano, ter declarado na última quarta-feira (4) que não deve mudar a sua política monetária.

Segue os mercados asiáticos no fechamento:

-Nikkei (Japão), -2,53%
-Kospi (Coreia do Sul), -1,27%
-Taiex (Taiwan), -2,19%
-Xangai SE (China), +0,09%

Bolsas Europeias

As bolsas europeias abriram em baixa na manhã desta segunda-feira (9). Os mercados ainda repercutem a possibilidade de um aperto monetário no continente europeu.

Na última sexta-feira (6), o dirigente do BCE (Banco Central Europeu), Olli Rehn, afirmou que uma alta de juros será necessária para lidar com a alta da inflação em meio a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Novas sanções econômicas contra Moscou podem ser anunciadas pelas potências ocidentais nesta semana.

Confira as principais bolsas europeias:

-DAX (Alemanha), -0,84%
-CAC 40 (França), -1,09%
-FTSE MIB (Itália), -1,15%
-FTSE 100 (Reino Unido), -0,78%

Notícias Corporativas

Diversas empresas divulgam os seus resultados corporativos nesta segunda-feira (9), com destaque para o Itaú Unibanco (ITUB3), BB Seguridade (BBSE3) e a Technos (TECN3).

O BTG Pactual (BPAC11) fechou o primeiro trimestre deste ano com um lucro líquido ajustado de R$ 2,1 milhões. A cifra é 72% superior ao mesmo período do ano passado e 15,7% acima do quarto trimestre de 2021.

Agenda

Dirigentes do FED, o banco central norte-americano, discursam nesta segunda-feira (9) em meio a cautela no mercado com possíveis mudanças na política monetária dos EUA.

A França divulga os dados sobre as exportações e importações no país no mês de abril.

No cenário nacional, o BC (Banco Central) publica o Boletim Focus nesta segunda-feira (9).