Café com BPM: EUA operam em queda, de olho em falas de Powell

Além disso, investidores internacionais aguardam por números da inflação ao consumidor em dezembro nos EUA

Os mercados globais operam em queda nesta terça-feira (10), após uma sequência de pregões de alta em 2023. Nos EUA, o mais esperado é o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA). Já no fim dos pregões da última segunda (9), Wall Street viu as ações perderem fôlego. O índice Dow Jones teve queda de 0,34%, enquanto o S&P 500 caiu 0,08% e o Nasdaq fechou em alta de 0,63%. 

Ainda no cenário internacional, os investidores aguardam por indicadores econômicos, como os números da inflação ao consumidor dos EUA em dezembro, que será divulgado na quinta-feira (12). Os balanços das empresas listadas, que começam na sexta-feira (13) no país norte-americano, também chamam a atenção do mercado. 

Na Ásia, as bolsas fecharam mistas, entre perdas e ganhos. 

No Brasil, o cenário ainda é de cautela, com a situação política que gera temor no mercado, após uma onda de ataques terroristas por um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro aos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto. 

O Ibovespa fechou o pregão da última segunda-feira (9) em alta de 0,15%, aos 109.129 pontos. A alta mostra que, apesar da cautela, o mercado não entrou em pânico com os ataques às instituições em Brasília. 

Os índices dos EUA operam mistos, nesta terça-feira, por volta das 7h30. Confira: 

Dow Jones Futuro (EUA), -0,22%;
S&P 500 Futuro (EUA), -0,08%;
Nasdaq Futuro (EUA), +0,01%.

Bolsas asiáticas 

As bolsas asiáticas fecharam mistas. Veja abaixo a variação dos principais índices: 

Shanghai SE (China), -0,21%;
Nikkei (Japão), +0,78%;
Hang Seng Index (Hong Kong), +0,03%;
Kospi (Coreia do Sul), +0,26%.

Bolsas europeias

Confira o desempenho dos principais índices europeus:

FTSE 100 (Reino Unido), -0,14%;
DAX (Alemanha), -0,58%;
CAC 40 (França), -0,47%;
FTSE MIB (Itália), -0,17%;
Stoxx50, -0,64%.

Notícias corporativas

Gafisa

A MAM Asset Management aumentou sua participação para 26,50% do capital total da Gafisa, chegando a 13.553.430 ações da companhia. A informação foi divulgada na última segunda-feira (9). Anteriormente, a MAM Asset detinha 7.780.934 ações da Gafisa, o que equivalia a 20.5% do total. 

Ainda sobre a Gafisa, os acionistas da companhia rejeitaram o cancelamento do aumento de capital social da empresa, na última segunda-feira (9). A operação de R$ 78 milhões foi mantida na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada ontem. 

Petrobras

A Petrobras (PETR4) terá que negociar com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para seguir os planos que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem para ela. A empresa terá que redefinir os acordos de abertura dos mercados de refino e gás natural. O novo governo quer interromper a venda de ativos e aumentar os investimentos da estatal. As informações são do jornal “Valor Econômico”.