Os mercados globais operam positivos, em sua maioria, com as maiores altas de índices acionários advindas da Europa, com os dados positivos sobre a inflação. No Brasil, a primeira reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os ministros escolhidos para o seu governo é o principal ponto de atenção. Após diferentes falas sobre reforma da Previdência e possíveis mudanças na política de preços da Petrobras, o presidente deve alinhar os discursos e os assuntos com os responsáveis pelos 37 ministérios de seu governo.
Após os dois primeiros dias do ano em queda, o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a última quinta-feira (05) em alta de 2,19%, aos 107.641 pontos, somando seu segundo pregão positivo do ano. O índice acumula alta de 1,19% desde o primeiro pregão de 2023.
No cenário estrangeiro, o destaque é o relatório de emprego nos Estados Unidos (payroll) referente ao mês de dezembro. É esperado por economistas americanos que o relatório revele a criação de 200 mil empregos urbanos. Caso o número se confirme, será o menor desde janeiro de 2021, quando a criação de empregos do payroll atingiu a marca de 166 mil.
Na Europa, o calendário conta com dados de inflação e vendas no varejo, além de confiança do mercado. O índice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) da Zona do Euro registrou queda e ficou em 9,2% em dezembro de 2022 frente a 10,1% verificados em novembro. Os dados são da Eurostat, escritório de estatísticas da União Europeia.
Os índices dos EUA operam em queda nesta quinta-feira, por volta das 7h. Confira:
Dow Jones Futuro (EUA), +0,10%;
S&P 500 Futuro (EUA), +0,08%;
Nasdaq Futuro (EUA), -0,04%.
Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam em alta, com exceção de Hong Kong. Veja abaixo a variação dos principais índices:
Shanghai SE (China), +0,08%;
Nikkei (Japão), +0,59%;
Hang Seng Index (Hong Kong), -0,29%;
Kospi (Coreia do Sul), +1,12%.
Bolsas europeias
Os investidores estão mais otimistas do que o esperado com a Europa. Isso porque os dados que saíram recentemente mostram que a desaceleração econômica deve ser menor do que o esperado.
Confira o desempenho dos principais índices europeus:
FTSE 100 (Reino Unido), +0,23%;
DAX (Alemanha), -0,23%;
CAC 40 (França), +0,09%;
FTSE MIB (Itália), +0,34%;
Stoxx50, +0,05%.
Investidores internacionais seguem preocupados com o ritmo do aperto monetário realizado pelo Fed, que diz muito sobre a saúde da economia norte-americana.
Notícias corporativas
PetroRio
A produção diária total da PetroRio alcançou, em 2022, 40.470 barris de óleo equivalente (boe). As vendas de óleo total ficaram em 12,285 milhões de barris de óleo (bbl). Em 2021, a produção diária total foi de 31.615 boe e as vendas somaram 11,076 milhões de barris. O Campo do Frade produziu diariamente 22.689 boe, já o cluster de Polvo e Tubarão Martelo produziu 16.309 boe por dia e o Campo Manati registrou produção diária de 1.472 boe.
Copasa
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) comunicou na última quinta-feira (5) que Hamilton Amadeo assumiu como novo presidente do conselho da companhia. Amadeo ocupará o cargo de André Macedo Facó, que renunciou como presidente do conselho de administração e membro do comitê de auditoria estatutário.
3R Petroleum
A 3R Petroleum (RRRP3) anunciou na última quarta-feira (04) que irá trocar o CEO (diretor executivo) e reestruturar sua diretoria. Com a renovação, a companhia passa a contar com três diretorias executivas, que serão constituídas por CEO, diretor de exploração e produção e diretor financeiro e de relações com investidores.
Petrobras
A Petrobras (PETR3;PETR4) informou na última quinta-feira (05) que o processo de desinvestimento do Polo Bahia Terra está na fase de negociação com o consórcio Petrorecôncavo e Eneva e que, logo, não foi suspenso.