Café com BPM: Europa puxa alta dos mercados globais

Dados sobre a inflação na Zona do Euro mostram uma queda do índice de preços ao consumidor

Os mercados globais operam positivos, em sua maioria, com as maiores altas de índices acionários advindas da Europa, com os dados positivos sobre a inflação. No Brasil, a primeira reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os ministros escolhidos para o seu governo é o principal ponto de atenção. Após diferentes falas sobre reforma da Previdência e possíveis mudanças na política de preços da Petrobras, o presidente deve alinhar os discursos e os assuntos com os responsáveis pelos 37 ministérios de seu governo.

Após os dois primeiros dias do ano em queda, o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a última quinta-feira (05) em alta de 2,19%, aos 107.641 pontos, somando seu segundo pregão positivo do ano. O índice acumula alta de 1,19% desde o primeiro pregão de 2023. 

No cenário estrangeiro, o destaque é o relatório de emprego nos Estados Unidos (payroll) referente ao mês de dezembro. É esperado por economistas americanos que o relatório revele a criação de 200 mil empregos urbanos. Caso o número se confirme, será o menor desde janeiro de 2021, quando a criação de empregos do payroll atingiu a marca de 166 mil.

Na Europa, o calendário conta com dados de inflação e vendas no varejo, além de confiança do mercado. O índice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) da Zona do Euro registrou queda e ficou em 9,2% em dezembro de 2022 frente a 10,1% verificados em novembro. Os dados são da Eurostat, escritório de estatísticas da União Europeia.

Os índices dos EUA operam em queda nesta quinta-feira, por volta das 7h. Confira: 

Dow Jones Futuro (EUA), +0,10%;
S&P 500 Futuro (EUA), +0,08%;
Nasdaq Futuro (EUA), -0,04%.

Bolsas asiáticas 

As bolsas asiáticas fecharam em alta, com exceção de Hong Kong. Veja abaixo a variação dos principais índices: 

Shanghai SE (China), +0,08%;
Nikkei (Japão), +0,59%;
Hang Seng Index (Hong Kong), -0,29%;
Kospi (Coreia do Sul), +1,12%.

Bolsas europeias

Os investidores estão mais otimistas do que o esperado com a Europa. Isso porque os dados que saíram recentemente mostram que a desaceleração econômica deve ser menor do que o esperado. 

Confira o desempenho dos principais índices europeus:

FTSE 100 (Reino Unido), +0,23%;
DAX (Alemanha), -0,23%;
CAC 40 (França), +0,09%;
FTSE MIB (Itália), +0,34%;
Stoxx50, +0,05%.

Investidores internacionais seguem preocupados com o ritmo do aperto monetário realizado pelo Fed, que diz muito sobre a saúde da economia norte-americana.

Notícias corporativas

PetroRio

A produção diária total da PetroRio alcançou, em 2022, 40.470 barris de óleo equivalente (boe). As vendas de óleo total ficaram em 12,285 milhões de barris de óleo (bbl). Em 2021, a produção diária total foi de 31.615 boe e as vendas somaram 11,076 milhões de barris. O Campo do Frade produziu diariamente 22.689 boe, já o cluster de Polvo e Tubarão Martelo produziu 16.309 boe por dia e o Campo Manati registrou produção diária de 1.472 boe.

Copasa

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) comunicou na última quinta-feira (5) que Hamilton Amadeo assumiu como novo presidente do conselho da companhia. Amadeo ocupará o cargo de André Macedo Facó, que renunciou como presidente do conselho de administração e membro do comitê de auditoria estatutário. 

3R Petroleum 

A 3R Petroleum (RRRP3) anunciou na última quarta-feira (04) que irá trocar o CEO (diretor executivo) e reestruturar sua diretoria. Com a renovação, a companhia passa a contar com três diretorias executivas, que serão constituídas por CEO, diretor de exploração e produção e diretor financeiro e de relações com investidores.

Petrobras

A Petrobras (PETR3;PETR4) informou na última quinta-feira (05) que o processo de desinvestimento do Polo Bahia Terra está na fase de negociação com o consórcio Petrorecôncavo e Eneva e que, logo, não foi suspenso.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile