Café com BPM: mercados operam sem direção com crise bancária

A decisão sobre juros do Banco Central Europeu está em foco nesta quinta-feira.

As bolsas europeias operam em alta na manhã desta quinta-feira (16), enquanto os futuros de NY atuam de forma mista. Já, as bolsas asiáticas fecharam com baixa generalizada, à medida que a turbulência em torno do Credit Suisse aumentava os temores bancários na região.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a quarta-feira (15) em queda de 0,25%, aos 102.680 pontos. O dólar subiu 0,70% aos R$ 5,29.

Os índices futuros dos EUA operam mistos nesta manhã de quinta-feira, com investidores avaliando os movimentos dos reguladores suíços para apoiar o Credit Suisse.

Dow Jones Futuro (EUA), -0,26%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,16%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,18%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam com baixa, à medida que a turbulência em torno do Credit Suisse aumentava os temores bancários na região. A Coreia do Sul disse que o Japão concordou em suspender as restrições à exportação de três materiais semicondutores para Seul.

Shanghai SE (China), -1,12%
Nikkei (Japão), -0,80%
Hang Seng Index (Hong Kong), -1,72%
Kospi (Coreia do Sul), -0,08% 
ASX 200 (Austrália), -1,46%

Bolsas europeias

Os mercados europeus operam com alta após banco central suíço intervir para ajudar Credit Suisse e antes do Banco Central Europeu divulgar a decisão de elevar os juros em mais 50 pontos-base. Mas o que mais interessa aos investidores no momento é quais serão os próximos passos da autoridade monetária.

FTSE 100 (Reino Unido), +0,90%
DAX (Alemanha), +0,94%
CAC 40 (França), +1,04%
FTSE MIB (Itália), +1,28% 
STOXX 50, +0,62%

Notícias corporativas

A Latam Airlines estuda voltar aos mercados de capitais dos EUA após o corte de quase US$ 4 bilhões em dívidas durante uma reestruturação que durou anos. A maior companhia aérea da América Latina saiu da recuperação judicial em novembro do ano passado, e busca listar novamente seus recibos de ações na Bolsa de Valores de Nova York este ano.

A Light (LIGT3) está numa “sinuca de bico”. O resultado do quarto trimestre de 2022 será apresentado nesta quinta-feira (16) e analistas ouvidos pelo BP Money não projetam números positivos vindos da companhia. Rumores sobre um pedido de recuperação judicial rondam a empresa faz algum tempo, apesar das negativas da companhia sobre o assunto.