Os índices futuros das bolsas norte-americanas apresentavam variações mistas na manhã desta quarta-feira (11), com os investidores atentos à aguardada divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês).
O dado poderá oferecer mais clareza sobre os próximos passos do Fed (Federal Reserve) em relação à política de juros, incluindo a possibilidade de cortes ou manutenção das taxas na reunião da próxima semana.
Segundo a ferramenta FedWatch da CME, o mercado atribui uma probabilidade superior a 85% de que o Fed reduza as taxas de juros na próxima decisão, refletindo as expectativas dos investidores em relação à trajetória da política monetária.
EUA
Os investidores também estarão atentos aos dados mensais do orçamento federal, programados para hoje. Na temporada de balanços corporativos, os resultados da Adobe, esperados após o fechamento do mercado, também ganham destaque.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,07%
S&P 500 Futuro: +0,05%
Nasdaq Futuro: +0,12%
Bolsas asiáticas
Enquanto isso, na Ásia, os mercados apresentaram movimentos divergentes. As ações de Hong Kong recuaram, enquanto as chinesas avançaram em meio ao início de uma reunião econômica anual em Pequim.
Taiwan e Austrália registraram quedas, mas as ações da Coreia do Sul subiram pelo segundo pregão consecutivo, impulsionadas pela recuperação após a recente crise política gerada pela imposição temporária de lei marcial.
Em um cenário de tensões comerciais, o presidente chinês, Xi Jinping, intensificou restrições à exportação de materiais raros com aplicações militares, além de limitar a venda de componentes estratégicos para drones destinados aos Estados Unidos e Europa. A medida representa um avanço em uma potencial guerra comercial contra os EUA.
Shanghai SE (China), +0,29%
Nikkei (Japão): +0,01%
Hang Seng Index (Hong Kong): -0,77%
Kospi (Coreia do Sul): +1,02%
ASX 200 (Austrália): -0,47%
Bolsas europeias
Na Europa, os mercados operam em leve queda, com investidores à espera dos dados de inflação dos EUA. Paralelamente, o Banco Central Europeu (BCE) se prepara para anunciar sua decisão sobre os juros amanhã (12).
FTSE 100 (Reino Unido): -0,86%
DAX (Alemanha): -0,14%
CAC 40 (França): -0,16%
FTSE MIB (Itália): +0,11%
STOXX 600: -0,26%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última terça-feira (10) com alta de 0,80%, aos 128.228,49 pontos. O dólar comercial caiu 0,58%, a R$ 6,04.
Na agenda econômica desta sessão, o resultado do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi o grande destaque para os agentes financeiros. O indicador ajudou o Ibovespa a operar em alta ao longo do dia.
Agenda do dia
- Indicadores
- ▪️08h00 – França/OCDE: Taxa de desemprego de outubro
- ▪️09h00 – Brasil/IBGE: Volume de serviços em outubro
- ▪️10h30 – EUA/Deptº do Trabalho: CPI de novembro
- ▪️11h30 – EUA/DoE: Estoques de petróleo na semana
- ▪️14h30 – Brasil/BC: Fluxo cambial semanal
- Eventos
- ▪️11h45 – Canadá: BC anuncia decisão sobre juros
- ▪️18h30 – Brasil/BC: Copom anuncia decisão sobre a Selic
- ▪️CCJ do Senado vota a regulamentação da reforma tributária
- ▪️Opep divulga relatório mensal do mercado de petróleo