Pré-mercado

Café com BPM: futuros de NY recua no penúltimo dia de negociação

O Ibovespa realiza hoje o último pregão de 2024, enquanto as bolsas de NY seguem operando até amanhã

Foto: Canva
Foto: Canva

Os índices futuros dos EUA apresentam queda nesta segunda-feira (30), acompanhando a tendência negativa observada na semana passada. Na ocasião, as ações do setor de tecnologia sofreram uma forte correção após um ano de valorização. 

As grandes empresas do setor, conhecidas como as “Sete Magníficas”, registraram perdas significativas, sendo que a queda da Apple dificultou ainda mais a aproximação da companhia de seu objetivo histórico de atingir a marca de US$ 4 trilhões de valor de mercado.

Além disso, a desvalorização observada na sexta-feira frustrou a expectativa de um movimento positivo tradicionalmente registrado nas últimas sessões de dezembro e nas primeiras de janeiro. Com uma queda acumulada de cerca de 10% no ano, o Ibovespa realiza hoje o último pregão de 2024, enquanto as bolsas de NY seguem operando até amanhã, embora em horário reduzido para os Treasuries, devido à véspera de Ano Novo.

Na agenda internacional desta semana, que será interrompida pela virada para 2025, os dados industriais da China, dos EUA e da Europa ganham destaque.

No Brasil, apesar do adiamento da divulgação dos números do Governo Central de novembro para a metade de janeiro, o Banco Central confirmou que apresentará o resultado consolidado das contas do setor público de novembro às 8h30 de hoje.

No entanto, mais do que os dados econômicos, o principal foco do mercado continua sendo a crise relacionada às emendas. Neste domingo, o ministro Flávio Dino (STF) liberou parcialmente as verbas, mas criticou a “balbúrdia” no orçamento.

EUA

A agenda econômica está bastante tranquila, com destaque apenas para a divulgação de dados sobre vendas pendentes de imóveis nos EUA.

Na semana passada, as bolsas de Nova York fecharam em queda, puxadas pela desvalorização das ações do setor de tecnologia.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,25%

S&P 500 Futuro: -0,24%

Nasdaq Futuro: -0,20%

Bolsas asiáticas

Na Ásia-Pacífico, os mercados terminaram o penúltimo pregão do ano sem um padrão claro, refletindo a queda de Wall Street na sexta-feira. O índice Kospi, da Coreia do Sul, recuou 0,22%, fechando em 2.399,49 pontos, em meio a um cenário de turbulências políticas e dados industriais desanimadores.

O país também enfrentou uma tragédia no domingo, com um acidente aéreo que resultou na morte de 179 pessoas, quando um avião da Jeju Air colidiu com uma parede no Aeroporto Internacional de Muan.

Em resposta ao acidente, o presidente interino da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, ordenou uma inspeção de segurança imediata nas companhias aéreas do país.

As ações da Jeju Air chegaram a atingir seu menor valor histórico nesta segunda-feira, com queda de 8,65%, de acordo com dados da FactSet. Outras aéreas coreanas também enfrentaram volatilidade, com a Korean Air recuando 3%, enquanto as companhias de baixo custo T’way Air e Jin Air perderam 3,23% e 2,83%, respectivamente. Por outro lado, a Air Busan registrou alta de 3,14%.

No Japão, o índice Nikkei 225 caiu 0,96%, fechando aos 39.894,54 pontos, enquanto o Topix recuou 0,60%, fechando a 2.784,92 pontos. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor manufatureiro, compilado pelo au Jibun Bank, subiu para 49,6 em dezembro, ligeiramente acima dos 49,0 registrados em novembro. Embora tenha ocorrido uma leve melhoria, o número ainda reflete uma contração no setor.

Shanghai SE (China), +0,21%

Nikkei (Japão): -0,96%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,24%

Kospi (Coreia do Sul): -0,22%

ASX 200 (Austrália): -0,32%

Bolsas europeias

Na Europa, os índices também começaram a sessão em queda nesta segunda-feira, que marca o último pregão completo do ano na região.

O índice Stoxx 600, que engloba as principais bolsas europeias, caiu no início do dia, com todos os setores operando em terreno negativo. Os setores industrial, de mídia e de tecnologia foram os mais afetados.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,41%

DAX (Alemanha): -0,2%

CAC 40 (França): -0,15%

FTSE MIB (Itália): -0,08%

STOXX 600: -0,34%

Agenda do dia

Indicadores

▪️08h25 – Brasil/BC: Boletim Focus

▪️08h30 – Brasil/BC: Primário do setor público consolidado – nov

▪️11h45 – EUA/ISM Chicago: PMI de dezembro

▪️12h00 – EUA/NAR: Vendas pendentes de imóveis

▪️15h00 – Brasil/Mdic: Balança comercial semanal

▪️22h30 – China/NBS: PMI Composto – dezembro